OPINIÃO

Fatos 02.08.2018

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Eleitorado de Passo Fundo cresceu 4,8%

Quase 71% da população brasileira é composta de eleitores.  O número aumentou 3% em relação às eleições de 2014. São 147,3 milhões de eleitores espalhados pelo Brasil e também no exterior, em 110 países. Em Passo Fundo o eleitorado cresceu acima da média nacional, no mesmo período. Passou de 139.388 em 2014, para 146.094 em 2018. Média de 4,8%. Da última eleição para esta (2016) este crescimento também foi significativo, na ordem de 2,6%. Há algumas explicações e uma delas é a transferência de títulos para a cidade, tanto de estudantes quanto de pessoas que passam a residir por conta de trabalho ou outras razões. E tem o crescimento orgânico, natural de qualquer cidade jovem como a nossa.

Repensando

Evandro Zambonato reavalia participar das eleições deste ano, como pretendia. A condenação por improbidade administrativa, mesmo em primeira instância, atinge em cheio o projeto político. Caminho aberto para a candidatura de Mateus Wesp. Ambos disputariam vaga à Assembleia Legislativa pelo PSDB.  

Instagram

Especialistas apostam no Instagram como a rede social que vai ser muito usada na campanha eleitoral deste ano. Com 50 milhões de usuários, o aplicativo deve ser usado não só para apresentar propostas, mas uma forma de humanizar os candidatos.

Pesquisa I

A dois meses da votação em primeiro turno, (7 de outubro), o candidato do PSL, Jair Bolsonaro, aparece em primeiro em duas pesquisas. Instituto Paraná Pesquisas, ouviu 2.240 eleitores nos 26 estados e no Distrito Federal, entre 25 e 30 de julho, Bolsonaro tem 23,6% das intenções de votos.  Marina Silva (Rede), tem 14,4% e Ciro Gomes, do PDT 10,7%. Geraldo Alckmin tem 7,8% de prováveis votos no primeiro turno. Não escolheriam nenhum dos candidatos 24,7% dos entrevistados, enquanto outros 4,7% não souberam opinar.

Pesquisa II

Na pesquisa Ipespe, contratada pela XP Investimentos de São Paulo, Bolsonaro também aparece na primeira posição. Ainda que empatado tecnicamente com Geraldo Alckmin, o candidato do PSL tem 21% das intenções de voto, frente a 20% do tucano. Marina Silva aparece na terceira posição com 10%, seguida por Ciro Gomes, com 8% das intenções de voto. Entre os entrevistados, 23% responderam que não votariam em nenhum dos candidatos e 6% não souberam responder.  Para a montagem dos dados, o instituto ouviu mil pessoas por telefone entre os dias 26 e 28 de julho.

 

Gostou? Compartilhe