Prefeitura lança programa para levar mais segurança às escolas

Até 2019, município também pretende instalar câmeras de vídeomonitoramento

Por
· 2 min de leitura
Programa será coordenado pelas secretarias de Segurança Pública e de EducaçãoPrograma será coordenado pelas secretarias de Segurança Pública e de Educação
Programa será coordenado pelas secretarias de Segurança Pública e de Educação
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Ações práticas como educação para o trânsito, segurança individual e coletiva e conciliação de problemas enfrentados na escola, fazem parte do Programa Escola Mais Segura lançado ontem pela prefeitura de Passo Fundo. Além das ações imediatas, também serão instaladas câmeras de videomonitoramento a partir de 2019. O programa foi lançado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Eloy Pinheiro Machado. A iniciativa busca trabalhar a segurança dos alunos e professores e do espaço físico da escola, com impacto direto na comunidade escolar do local. Inicialmente, serão atendidas sete escolas municipais.

 

“O programa que lançamos hoje vem para agregar e, junto das escolas, trabalhar a segurança e preparar os alunos para um mundo mais seguro, de tolerância e compreensão das diferenças, além de uma coisa fundamental: respeito às regras para construir uma sociedade melhor”, afirmou o prefeito Luciano Azevedo. As sete escolas municipais de ensino fundamental atendidas neste primeiro momento serão: Eloy Pinheiro Machado, no bairro Leonardo Ilha; Cohab Secchi (CAIC), no bairro Secchi; Jardim América, no bairro Jardim América; Guaracy Barroso Marinho, no bairro Zachia; Irmã Maria Catarina, no bairro Integração; Coronel Sebastião Rocha, no bairro Valinhos; e Georgina Rosado, no bairro Lucas Araújo. No decorrer dos trabalhos, que serão progressivos, gradativamente as demais escolas da Rede Municipal de Ensino serão incluídas. 

 

Para a diretora da escola Eloy Pinheiro Machado, Marinilza de Farias Santos, “o programa é muito importante e nós vamos fazer de tudo para que ele aconteça da melhor forma aqui em nossa escola. Educação para o trânsito e segurança são temas que precisamos trabalham na comunidade. É pela educação que começamos”. 

 

O Programa Minha Escola Mais Segura será coordenado pelas secretarias de Segurança Pública e de Educação da Prefeitura de Passo Fundo, tendo como coorganizadores as secretarias de Obras, Planejamento e Transportes e Serviços Gerais. Além disso, o desenvolvimento do conteúdo pragmático do programa terá parcerias da OAB, Susepe, Brigada Militar, Polícia Civil e Conselho Tutelar. 

 

Segundo o secretário de Segurança Pública, João Darci Gonçalves da Rosa, é somente pela educação que será possível alcançar as metas futuras no comportamento social e no trânsito. “Este trabalho reunirá uma série de informações básicas através de palestras e atividades específicas, como a sinalização de áreas escolares, visando proporcionar um espaço mais humano, com qualidade de vida, conforto, acessibilidade e, acima de tudo segurança”, explicou. Entre os objetivos específicos estão implementar um espaço na região da escola que proporcione mais segurança na mobilidade, promover atividades de incentivo à cultura de hábitos seguros, incentivar o tema de mobilidade urbana e segurança no trânsito na transversalidade curricular e aumentar a sensação de segurança pública no ambiente escolar.

Gostou? Compartilhe