Workshop multidisciplinar
Imed sedia no dia 1 de setembro um evento com o objetivo de debater os transtornos de aprendizagem, vistos como problemas capazes de alterar as possibilidades de a criança aprender, independentemente de suas condições neurológicas. Também serão oferecidas oficinas terapêuticas. O público alvo são pais, profissionais das áreas da neurologia infantil, fonoaudiologia, psicologia, psicopedagogia, odontologia, enfermagem, terapia ocupacional, terapias complementares, toda rede pública e particular de ensino e demais interessados.
Pesquisa científica
As inscrições para o III Prêmio Hospital da Cidade de Incentivo à Pesquisa Científica estão abertas até o dia 27 de agosto. O objetivo é de proporcionar espaço e momento de divulgação do conhecimento científico produzido pela comunidade acadêmica regional, nas áreas de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Serviço Social. A apresentação dos trabalhos será realizada no dia 26 de setembro, a partir das 14h, no Hospital da Cidade e as inscrições podem ser realizadas pelo site hcpf.com.br.
Seminário ambiental
O curso de Engenharia Civil da Imed irá realizar no dia 20 de agosto um seminário sobre o reuso de materiais na construção civil e sua relação com a segurança ambiental. A atividade é ministrada pelo palestrante Gustavo Trentini Barancelli, e acontece no Auditório Central da instituição com início às 19h30min. É destinada a acadêmicos de graduação e mestrado, e demais interessados na temática. Inscrições gratuitas em eventos.imed.edu.br.
Art Sesc
Criado pelo Sistema Fecomércio-RS em 2007, o programa reúne todas as atividades culturais desenvolvidas pelo Sesc no Rio Grande do Sul, entre teatro, música, artes plásticas, literatura e cinema. Além de promover uma intensa troca de experiências e ampliar o acesso à produção artística, o Arte Sesc busca ser reconhecido como promotor de ações culturais no Estado, sendo elas não só apresentações artísticas, mas também de caráter formativo e educacional, orientadas por três eixos: transversalidade, diversidade e acessibilidade.
Sampa Sergipano
O Sesc recebe no dia 24 de agosto, o Projeto Sonora Brasil. O evento conta com uma apresentação do conjunto Samba de Pareia da Mussuca. O grupo conta toda sua história e tradição que tem mais de 300 anos. Dançado por mulheres, o grupo conta com a presença de homens apenas como tocadores, e o principal elemento rítmico, a pisada dos tamancos das dançadeiras. O espetáculo acontece Teatro do Sesc, a partir das 20h e tem entrada gratuita.
Seminário
No dia 21 de agosto ocorre o 3º Seminário Regional de Plantas Bioativas e Homeopatia na Agropecuária. O evento contará com palestras, espaços temáticos, exposições e comercialização de produtos à base de plantas medicinais. A programação inicia às 8h30, com recepção e credenciamento, e às 9h com a abertura oficial. O evento ocorre no Centro de Eventos e no Portal das Linguagagens da UPF. As incrições podem ser realizadas até a data do evento pelo site da UPF. O valor é a doação de material de higiene pessoal.
HSVP
A Unidade De Pesquisa Clínica (UPC) do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, está realizando um estudo com cadeirantes ou pessoas com esclerose múltipla que apresentam incontinência urinária. Os pré-requisitos para participar da pesquisa são ter idade entre 19 e 80 anos, lesão medular espinhal ou esclerose múltipla, com incontinência urinária há pelo menos três meses. Os interessados devem entrar em contato com a UPC pelo telefone (54) 3316-4076.
Arte na rua
A artista visual Mariane Loch Sbeghnen criou a obra Patrimônio Invisível, no entorno do Espaço Cultural. O objetivo é chamar a atenção dos passo-fundenses para o patrimônio histórico e cultural. Para participar, os projetos precisaram apresentar a cultura local, cultura brasileira, preservação da paz e da segurança, preservação do meio ambiente ou inserção social. O primeiro trabalho concluído do edital foi do artista visual Tales Miletto, com o painel “Amor de Mãe Natureza na Praça da Mãe”, na avenida Brasil. O segundo foi do artista visual Luiz Augusto B. Galera com a obra “Muro de Contenção”, no pátio da antiga estação férrea da Gare.