Grande procura no primeiro dia de vacinação

Campanha Nacional de prevenção contra o Sarampo e Poliomielite se iniciou ontem

Por
· 2 min de leitura
Foco da campanha são crianças entre um ano e quatro anos, 11 meses e 29 dias de idadeFoco da campanha são crianças entre um ano e quatro anos, 11 meses e 29 dias de idade
Foco da campanha são crianças entre um ano e quatro anos, 11 meses e 29 dias de idade
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Muita movimentação na cidade de Passo Fundo no primeiro dia da campanha de vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo. A ação começou na segunda-feira (06) e se estende até o último dia do mês de agosto (31). A vacinação está disponível para crianças com idade entre um ano e quatro anos, 11 meses e 29 dias de idade, em todas as salas de vacinas das unidades de saúde do município. Os pais devem acompanhar os filhos portando a carteira de vacinação e o cartão do SUS, quando disponível. O dia D de mobilização nacional será no dia 18.

 

Na Central de Vacinas, a procura foi intensa durante o dia. Até às 16h, mais de 60 crianças já haviam sido vacinadas. Na cidade de Passo Fundo são 9,9 mil crianças que fazem parte do foco da ação. A ideia é atender 95% do grupo. Na região em que a 6ª Coordenadoria Regional da Saúde atua, são mais de 30 mil crianças. De acordo com a enfermeira coordenadora do programa de imunização, Dinorá Fioravanso, nenhum caso de sarampo foi registrado em 2017 e 2018. Mesmo assim, é preciso ficar atento aos principais sintomas: febre alta, manchas escuras na pele, sintomas respiratórios e conjuntivite. “No momento em que constatar algum sintoma, é preciso buscar atendimento”, explicou Dinorá.

 

Crianças que já foram vacinadas anteriormente, mas ainda possuem idade entre um ano e menores de cinco anos devem comparecer aos postos. Quem estiver com o esquema vacinal incompleto receberá as doses necessárias para atualização e quem estiver com o esquema vacinal completo receberá outro reforço. Adultos não estão no Calendário Nacional, mas até 29 anos, se não tiverem completado o esquema na infância devem receber duas doses da Tríplice Viral e adultos com idade entre 30 e 49 anos devem receber uma dose da Tríplice Viral. O adulto que não souber sua situação vacinal deve procurar o posto de saúde mais próximo para tomar as doses previstas para sua faixa etária.

 

Poliomielite
É uma doença infectocontagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito. A transmissão ocorre por contato direto pessoa a pessoa, (por objetos, alimentos e água contaminados com fezes de doentes ou portadores), ou pela via oral-oral, através de gotículas de secreções da orofaringe (ao falar, tossir ou espirrar). A doença permanece endêmica em três países (Afeganistão, Nigéria e Paquistão), são considerados como fator de risco para o agravo, especialmente as baixa cobertura vacinal, bolsões de não vacinados e que mantêm viagens internacionais ou relações comerciais com estes países.

 

Sarampo
Infecciosa exantemática aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbito, principalmente em menores de um ano de idade. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, no período de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema até quatro dias após. Apesar dos esforços empreendidos desde o início do programa de eliminação da doença, nos últimos anos, casos de sarampo têm sido reportados em várias partes do mundo e segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), muitos países permanecem endêmicos para o sarampo, principalmente aqueles com baixa cobertura vacinal e bolsões de não vacinados. Reforçando a necessidade da realização da campanha contra a poliomielite e contra o sarampo, a fim de captar crianças ainda não vacinadas ou que não obtiveram resposta imunológica satisfatória à vacinação, minimizando o risco de adoecimento dessas crianças e, consequentemente, reduzindo ou eliminando os bolsões de não vacinados.

Gostou? Compartilhe