Chegou a hora da população de Passo Fundo participar mais uma vez do processo de revisão do Plano Diretor. E dessa vez não precisa nem sair de casa, como aconteceu na fase das oficinas participativas. Basta responder a enquete que está disponibilizada no site da Prefeitura de Passo Fundo (pmpf.rs.gov.br) no link Questionário Participativo da Revisão do Plano Diretor, nos destaques da página. A ferramenta foi lançada ontem (8) pelo Executivo Municipal.
O primeiro passo é colocar o número do CPF e em seguida do CEP da rua onde mora. Depois seguem as questões onde as respostas devem ser marcadas dentre as opções apresentadas. Importante lembrar que no item onde é necessário responder o setor onde mora é preciso ir até o final da página e clicar na seta, que então aparece a lista com os nomes dos bairros, vilas e loteamentos para escolher o seu. Este questionário tem como objetivo ouvir a opinião da comunidade sobre soluções urbanas. As perguntas foram criadas para que o cidadão possa avaliar assuntos como recuos, verticalização, calçadas, entre outros. O resultado deste questionário ajudará a compreender melhor os anseios da população de Passo Fundo quanto ao futuro da cidade.
Conforme a secretária do Planejamento, Ana Paula Wickert, a iniciativa de participação da população é inovadora e reforça a visão participativa do processo: “essa metodologia, além de inovadora, foi implantada em cidades do mundo que buscam, através da tecnologia, ampliar a participação popular”, destaca. O questionário poderá ser respondido até o dia 19 de agosto.
Leitura da realidade local
Esta etapa constitui a leitura da realidade do município, sendo estruturada em uma série de procedimentos articulados e complementares que buscam identificar e analisar a situação do território urbano e rural, seus problemas, conflitos e potencialidades. Esse passo consiste na elaboração do Diagnóstico Participativo que compreende a leitura técnica e a comunitária que se traduzem na análise e sistematização de informações que possibilitam o entendimento da estrutura territorial atual e das tendências da dinâmica de uso e ocupação do solo, sob o olhar técnico e sob o olhar da população.
Importância de participar
O Plano Diretor é a ferramenta que tem como objetivo garantir que as pessoas tenham um lugar adequado para morar, trabalhar e viver. A cada período de tempo este plano é revisado para que novas questões sejam abordadas. E é este o processo que está acontecendo agora. Por conta disso, diversas audiências e oficinas serão realizadas ao longo deste ano e do próximo com o intuito de garantir a participação da população nessa discussão.
A revisão do plano é composta por quatro etapas. A primeira fase incluiu a preparação e estudos preliminares, momento em que foi definida as equipes de trabalho, o espaço físico, recursos materiais, financeiros, meios de comunicação e equipamentos necessários para realização das atividades. A segunda etapa é o questionário participativo, ferramenta que foi lançada ontem (8). A participação da população nesse processo de revisão é um dos quesitos mais importantes para que se construam ideias que melhorem a vida dos passo-fundenses, o que inclui os transportes, os espaços urbanos residenciais, os espaços urbanos comerciais e todos os demais aspectos que integram o ambiente em que se vive.
Depois de encerrado o prazo para participação da comunidade, será feita a leitura da realidade local, que consiste em uma série de procedimentos articulados e complementares. O objetivo é identificar e analisar a situação do território urbano e rural, seus problemas, conflitos e potencialidades. As últimas fases, ainda em construção, consistem nas proposições do plano e na elaboração da minuta do projeto de lei.