Vivenciar na prática as experiências de sustentabilidade e respeito ao meio ambiente. Há três anos, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Daniel Dipp está criando projetos que buscam educar e sensibilizar cerca de 600 estudantes sobre a importância de cuidar do meio ambiente. As atividades fazem parte do Projeto Escola Mais Verde.
Criada há 26 anos, a escola iniciou seus trabalhos como um Centro Integrado de Educação (CIEPs), oferecendo aos estudantes ensino público em período integral. Hoje, a Daniel Dipp atende alunos do 1º ao 9º ano, pela parte da manhã e à tarde. “Ela é considerada a escola municipal de Passo Fundo que possui o maior pátio, e onde ocasionalmente, se tem as principais atividades de sustentabilidade inseridas”, comenta a diretora da escola, Ana Delise Cassol.
Escola mais verde
A escola possui um horta que é cultivada pelos estudantes, com orientação dos educadores. Nela são plantadas beterraba, cenoura, alface, além de diversos tipos de temperos. O alimento produzido na horta é utilizado para preparar a refeição dos alunos. Além disso, quando excede o número de plantação, os produtos são vendidos, e assim é possível comprar novas sementes para a próxima plantação. A horta também cultiva ervas medicinais e chás, em pneus como se fossem vasos. E aí, até mesmo os avós das crianças entram na brincadeira. Eles são convidados para ajudar e ensinar algumas técnicas de plantio.
Não é possível deixar de perceber as inúmeras floreiras presentes na escola. Muito coloridas, elas tornam o ambiente mais alegre para estudar. Elas são plantadas em materiais reutilizados, como pneus e latas de alumínio. No local ainda há pelo menos dois jardins suspensos e 98 árvores plantadas. A escola realiza também a arrecadação de pilhas e baterias de telefones celulares, como forma de mostrar para os alunos o quão prejudicial elas podem ser, caso descartadas incorretamente no meio ambiente.
Outro projeto sustentável apresentado aos alunos foi a colocação de calhas para a captação de água da chuva. Ela serve para irrigar a horta, os jardins e as flores e realizar a limpeza de banheiros e calçadas. Um pergolado também foi construído no pátio da escola, e os estudantes ajudaram na confecção dos pallets. O local é utilizado para a confraternização, especialmente na hora do intervalo.
O Projeto Escola Mais Verde foi criado para, além de incentivar a sustentabilidade e a preocupação com o meio ambiente, valorizar a escola. “Quando montamos nossa equipe, pensamos que rumo dar para a escola, qual visão. E mostrar para o aluno que o que é mais importante dentro da comunidade é a escola. Tentar transformar a Daniel Dipp na melhor escola do bairro. É necessário ter um propósito definido”, relata Ana. O objetivo agora é construir uma estufa para os cultivos.
As turmas são divididas para que cada uma fique responsável por uma das áreas sustentáveis. Todas as atividades do Projeto, como a plantação e o cuidado da horta e das floreiras, é feito de maneira voluntária pelos estudantes, cada um tem suas habilidades e preferências, que vão sendo ainda mais aprimoradas com o direcionamento de outras experiências. As verbas estaduais e municipais que a escola recebe, são destinadas quase que em sua totalidade para a manutenção do ambiente escolar. Para a realização dos diversos projetos, o apoio de outras entidades e universidades é essencial.
Árvores
Neste ano, a escola recebeu o Projeto Uma Criança, Uma Árvore, realizado pela Prefeitura de Passo Fundo, que tem o objetivo de arborizar os espaços urbanos da cidade. Cada muda plantada, é uma nova vida que nasceu. A Daniel Dipp foi a honrada de receber a planta de número 10 mil, por todo trabalho e engajamento que vêm desenvolvendo com crianças e jovens através da sustentabilidade. As cores vibrantes pintadas nas paredes, os cartazes coloridos e as frases positivas nas escadarias, são o incentivo que os alunos recebem para que se tornem jovens mais preocupados com o futuro do meio ambiente e trabalhem a sustentabilidade de forma mais ativa.
Importância
“Eu acho importante o Projeto de Sustentabilidade porque a escola fica mais bonita, agradável de estar e nem dá vontade de ir para casa. A partir de desse projeto, a merenda ficou mais gostosa, a escola ficou mais colorida, e os professores nos incentivam a cuidar do meio ambiente. É muito bom estudar nesta escola e fazer parte deste projeto que levaremos para fora da escola”, comenta a estudante do 9º ano, Maiquieli Paz.