OPINIÃO

Contagem regressiva

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A região do Alto Uruguai gaúcho garantiu desde a primeira metade do século passado representação na Assembleia Legislativa. Para a eleição da Assembleia Estadual Constituinte ocorrida em janeiro de 1947, foram eleitos o líder cooperativista Guido Giacomazzi, o médico Raymundo Fiorello Zanin, o advogado Rodrigo Magalhães dos Santos e o bacharel Américo Godoi Ilha.

 

I I

O mesmo se deu posteriormente com as eleições de Aldo Arioli, João Caruso, Celso Testa, Firmino Girardello, Afonso Tacques, Marino Andrade, Antônio Dexheimer, Elói Zanella, Ivar Pavan e Iradir Pietroski. Os deputados Gilberto Capoani (MDB), Gilmar Sossella (PDT) e Altemir Tortelli (PT), foram eleitos, e reeleitos na última eleição. Os três parlamentares vão buscar um novo mandato para o período 2019 – 2022.

 

I I I

 Nas convenções encerradas no domingo (05), os partidos oficializaram seus candidatos a Assembleia. Dentre os que se habilitaram a disputar uma das 55 vagas de deputado estadual, 14 são da região, incluindo os três atuais: Abraão Martins (PSL), Antônio Confortin (PHS), Claudemir de Araújo (PTB), Divaldino Pires (PSC), Elves Palkewich (PRB), Ito Muller (PPS), João Grando (PSD), Kaká Cofferi (PP), Lucas Farina (PT), Márcio Pavoni (Solidariedade), e Sandra Picoli (PCdoB).

 

I V

Políticos de outros quadrantes do RS contaram em diferentes eleições com o apoio e votos na região, dando voz, tanto na Assembleia quanto na Câmara, as demandas locais. A contar do ano de 1967 pelo menos cinco lideranças da região foram eleitos ou reeleitos deputado federal: José Mandeli Filho, Henrique Pagnoceli, Odacir Klein, Arno Magarinos e Waldomiro Fioravante. Neste pleito quatro candidaturas de políticos, com domicilio eleitoral em municípios que integram a Amau, tiveram suas candidaturas aprovadas nas convenções para a Câmara Federal: Adacir Carlotto (PHS), André Jucoski (PDT), Carlos Pomagerski (PP) e Paulo Polis (MDB).

 

Curtas:

# Sete municípios da chamada Grande Getúlio Vargas inovam e em breve passam a realizar parte das obras públicas em conjunto.

# Na tarde de quarta-feira (08), em Getúlio Vargas, os prefeitos firmaram o termo de Cooperação para Gestão Associada de Serviços Públicos.

# O prefeito anfitrião Maurício Soligo (PP) recebeu os colegas Humildes Camargo (MDB-Estação), Valmor Tomazini (PPS-Erebango), Mário Luiz Ceron (PTB-Ipiranga do Sul), Orlei Giaretta (MDB-Floriano Peixoto), Edson Luiz Rossatto (MDB-Sertão), e Valdesio Della Betta (PP-Charrua).

# O objetivo do termo é a realização de serviços públicos pelos municípios convenentes com a transferência de encargos e serviços entre si, através da utilização de veículos, máquinas, equipamentos e pessoal em programas de trabalho, em atendimento a interesses recíprocos.

# Com mais de 28 meses de mandato pela frente os gestores dos sete municípios preveem um incremento nas demandas da área da infraestrutura como estradas e pavimentação asfáltica.

 

Dito & Feito:

A ex. vice-prefeita de Erechim, Ana Oliveira (MDB), foi indicada como suplente de José Fogaça (MDB), que vai disputar uma das duas vagas ao senado federal.

 

Gostou? Compartilhe