A Semana do Patrimônio de Passo Fundo ocorre de 14 a 19 de agosto para sensibilizar a comunidade do município para as questões de seu patrimônio cultural. A primeira edição aconteceu em 2015 e a cada ano as ações são ampliadas.
A IMED está inserida na programação, através de uma palestra que acontece na quarta-feira (15) com o tema Usos, reusos e intervenções no patrimônio edificado, conduzida pelas professoras Aline de Oliveira Mendes, Josiane P.Talamini, Liliany Schramm da Silva Gattermann, Mariana Mattei Santos e Rafaela Simonato Citron.
A professora Mariana destaca que serão tratados os assuntos através de atividades distribuídas por vários espaços da cidade. “O evento é promovido pelo Instituto Histórico de Passo Fundo e apoiado por várias instituições com pequenas ações. Eu faço parte da Setorial do Patrimônio Histórico e Artístico de Passo Fundo. Juntamente com o grupo de professoras que trabalham patrimônio arquitetônico vamos promover uma mesa redonda para alunos e convidados. Uma atividade simples com intuito de colocar essa discussão na roda”, esclarece.
Para o presidente do Instituo Histórico de Passo Fundo, IHPF, Fernando Miranda, o evento articula atividades de diversos propositores e tem como perspectiva ampliar os debates e ações pró-patrimoniais. “Entre as ações haverá debates, mesas redondas, projeção e discussão de documentário e esclarecimento a proprietários de bens imóveis passíveis de tombamento - atividade essa vinculada a Setorial de Patrimônio Material, Imaterial, Arquitetura e Urbanismo, integrante do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC) de Passo Fundo” aponta Miranda.A mesa redonda inicia às 14h no Laboratório de Metodologias Inovadoras da IMED. Todas as atividades serão abertas e gratuitas.