UBS da Planaltina
A Prefeitura de Passo Fundo finalizou a construção do passeio público em frente à Unidade Básica de Saúde do bairro Planaltina. A obra foi feita por meio de medida compensatória, que são ações destinadas a compensar impactos negativos de empreendimentos da cidade, sendo realizadas por investidores locais. Conforme o projeto apresentado para a Secretaria de Planejamento, responsável pela fiscalização da obra, a calçada foi construída em concreto e com colocação de piso tátil, solicitada na adequação do projeto em cumprimento à nova legislação, que exige normas de acessibilidade, além de rampas de acesso para uso de veículos de cadeirantes. A UBS Planaltina foi inaugurada no mês de fevereiro para atender cerca de 5 mil moradores do bairro e entorno. O prédio, localizado na rua Professora Lucile Fragoso de Albuquerque, recebeu reforma e ampliação.
A construção de calçadas
O município está fazendo um trabalho continuado na estruturação de calçadas junto aos prédios públicos, no entendimento de que a segurança do pedestre é fundamental.No entanto, a secretária de Planejamento, Ana Paula Wickert, também destaca que a calçada é uma responsabilidade dos proprietários dos lotes. “O comprometimento de cada um é fundamental na construção de uma cidade mais segura e acessível. Cada obra nova deve ter sua calçada seguindo as normas do Código de Obras, que prevê materiais e acessibilidade. No caso de calçadas existentes, a manutenção e regularidade também é responsabilidade do proprietário”, explicou ela.
Palestra
A aplicação da mediação e arbitragem nas relações de trabalho é tema da palestra que será realizada na próxima terça-feira (21), pela Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócio (Acisa), em parceria com a TechLaw Institute, o Centro Brasileiro de Resolução de Conflitos (Cebrard) e a Ordem dos Advogados do Brasil Subseção de Passo Fundo. Esses serviços são meios alternativos para solução de conflitos nas empresas e visam desafogar o sistema judiciário. A atividade inicia às 19h e será ministrada pelo advogado Asdrubal Nascimento Lima Júnior, que é professor, coach, mediador, árbitro e presidente da comissão de arbitragem da Ordem do Advogados do Brasil do Distrito Federal. A palestra acontecerá no auditório da Acisa (Av. General Neto, 443 - 5º andar, Centro). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail [email protected] ou fone (54) 3311-1300.
Projeto Sensações
A APAE de Passo Fundo, através do Projeto Sensações, estará realizando uma tarde especial para seus alunos dos Ciclos de Aprendizagem da Escola Especial o Sorriso de Amanhã. É o “Primeiro Desafio Urbano: supere seus limites!”. A atividade acontece em parceria com a Coordenadoria da Juventude da Prefeitura de Passo Fundo, Associação dos Skatistas de Passo Fundo, Escola de Skate e Affix Skateboard. O objetivo é desafiar as crianças, dentro de suas capacidades, a se aventurarem junto com os skatistas em um circuito montado dentro da pista do Parque da Gare. Aqueles que cumprirem os desafios propostos pela pedagogia do evento, serão premiados. É a primeira vez que uma iniciativa assim acontece em nossa cidade.
Sobre o projeto
O Projeto Sensações desenvolve ao longo do ano atividades que buscam despertar e estimular as sensações nas crianças com deficiência intelectual e/ou múltipla dos Ciclos de Aprendizagem (Ensino Fundamental) da Escola Especial o Sorriso de Amanhã. Um dos exemplos são as atividades realizadas com skate, patins e slackline dentro do espaço da APAE. Brincadeiras que parecem simples para algumas crianças, mas que dificilmente estão presentes na vida das crianças com deficiência.
Dom Quixote das Artes I
Como parte da Semana do Patrimônio e em parceria com a Semana das Artes Visuais, os cursos de Artes e de História da Universidade de Passo Fundo exibem nesta quarta-feira (15) o filme “Dom Quixote das Artes”. A atividade acontece no Teatro Múcio de Castro, às 19h30min, com entrada gratuita e aberta ao público. O documentário conta a história do artista plástico Paulo Siqueira, reconhecido em todo sul do país pelos inúmeros monumentos expostos em espaços públicos e produzidos com sucata, materiais industrializados e placas de metal, retirados de ferros-velhos. Em Passo Fundo, cidade onde viveu a infância e juventude, o artista deixou várias esculturas, sendo a que homenageia o músico “Teixeirinha”, localizada na Avenida Brasil, uma das mais conhecidas.
Dom Quixote das Artes II
Siqueira acreditava, acima de tudo, no poder transformador da arte e soube lutar para que sua obra pudesse estar acessível a todas as pessoas, acalentando o sonho de liberdade, que tanto prezava. Os diretores do filme, Cassemiro Vitorino e Ilka Goldschmidt, contam que o processo de produção do documentário levou três anos para ser concluído, entre o período destinado à pesquisa até a finalização. Foram gravados depoimentos e obras no Brasil e na Argentina, em cidades como Passo Fundo, Corrientes, Garopaba, Florianópolis, Balneário Camboriú, Joinville, Porto Alegre, Serafina Correa, David Canabarro e Chapecó.
Novo desvio
A Secretaria de Obras informa que as obras da avenida Brasil terão um novo desvio a partir desta terça-feira (14). No sentido centro/bairro o desvio ficará na rua Dom Pedro II, seguindo pela rua Morom. A Secretaria de Segurança Pública já trabalha nos ajustes e observa que a rua Dom Pedro II terá mão única no sentido Brasil/Morom. Veículos pesados poderão fazer o desvio pela rua Castro Alves.