É mostrando sua dança e com sorisso no rosto que chega no município o primeiro grupo internacional que irá se apresentar no XIV Festival do Folclore. A Companhia Artística Essencia Amancaes, de Lima, no Peru, chegou no início da tarde de terça-feira (14) e já concentrou algumas pessoas ao redor da Praça Marechal Floriano, que puderam conversar com o grupo e conferir um pouquinho da dança. Essa é a primeira vez que Companhia peruana participa do Festival.
E é através da felicidade do pequeno Rohit Galvan, de apenas 3 anos, que se pode ver o entusiasmo de todo o grupo, e o que o público pode esperar dos peruanos durante as apresentações. Filho do coordenador da Companhia, Gian Franco Galvan Bances, o menino acompanha e também se apresenta com a equipe. "Passar o nosso patrimônio cultural, os costumes e saber da influência que a dança peruana tem nos festivais é muito importante, e é para isso que treinamos as crianças em nosso país, para dar continuidade a cultura e nos representar no futuro. Os costumes e a cultura de um país é um dos únicos legados que passam por diversas gerações", comenta Bances.
O Essencia Amancaes foi criado em 2013 com o objetivo de disseminar a cultura peruana através da dança, teatro e da música. O nome do grupo faz referência à flor de amancaes, uma planta nativa das colinas costeiras do Peru. Ao todo fazem parte da equipe 19 pessoas: quatro músicos, um diretor, um coordenador, seis pares de bailarinhos e é claro, o pequeno Rohit. Este ano o grupo está animado em apresentar ao público o Folklore De La Costa e o cajón peruano, patrimônio cultural, o instrumento musical se assemelha a um tambor. Membro do Conselho Internacional de Festivais Folclóricos e Artes Tradicionais (CIOFF), a Campanhia do Peru é o único grupo a representar sua região nos festivais internacionais. Em nome de todo a equipe peruana, o coordenador ressalta que "estamos muito animados em nos apresentar aqui, porque o Festival de Passo Fundo tem grupos de grande qualidade e é muito conhecido em nosso país. Mostrar a arte peruana é muito gratificante. A nossa apresentação não é so dança, a música também tem muito significado".
Para poder participar do Festival, o grupo Essencia Amancaes começou a se preparar há mais de um ano. Os membros fazem suas economias para poder comprar as passagens e pagar as despesas pessoais. As vestimentas e os acessórios são confeccionadas por eles mesmos e contam com as verbas das organizações e do município peruano. Para cada festival que eles participam é produzida uma roupa diferente, assim como as roupas do ensaio e os uniformes que eles utilizam nas viagens. Durante os dias em que permancem em Passo Fundo para o Festival, eles recebem quatro refeições: café da manhã, almoço, um sanduíche pela parte da tarde e a janta. A Cia peruana ficará acomodada na Casa de Retiro, na Lucas Araújo.
O FESTIVAL
A XIV edição do Folclore ocorre entre os dias 15 a 25 de agosto. Ao todo se apresentam 74 grupos, sendo 12 internacionais, três nacionais e 59 gaúchos. Serão 160 guias voluntários, divididos em 29 comissões. A expectativa é ter 5.000 pessoas em cada dia. "É importante incentivar a comunidade a ir mais dias no Festival, pois tem uma variedade de danças e cada apresentação traz as particularidades de cada país. Cada noite promete muitas novidades", comenta uma das guias responsáveis pela locomoção do grupo peruano, Claudete Menegat. Os ingressos podem ser adquiridos no Parque da Gare, das 13h às 19h.