Plano Diretor I
Até este domingo, dia 19, os passo-fundenses podem participar mais uma vez do processo de revisão do Plano Diretor. Através do questionário que está disponível no site da Prefeitura é possível opinar sobre questões como calçadas, recuos e verticalização da cidade. Com menos de cinco minutos e acesso à internet é possível contribuir com o futuro da cidade.
Plano Diretor II
O questionário está disponibilizado nos destaques do site da Prefeitura de Passo Fundo (pmpf.rs.gov.br) no link Questionário Participativo da Revisão do Plano Diretor, ou ainda diretamente no banner de abertura da página. Clicando no evento, o primeiro passo será colocar o número do CPF e em seguida do CEP da rua onde mora. Depois seguem as questões onde as respostas devem ser marcadas dentre as opções apresentadas. Importante lembrar que no item onde é necessário responder o setor onde mora é preciso ir até o final da página e clicar na seta, que então aparece a lista com os nomes dos bairros, vilas e loteamentos para escolher o seu.
Por que o questionário?
O questionário tem como objetivo ouvir a opinião da comunidade sobre soluções urbanas. As perguntas foram criadas para que o cidadão possa avaliar assuntos como recuos, verticalização, calçadas, entre outros. O resultado deste questionário ajudará a compreender melhor os anseios da população de Passo Fundo quanto ao futuro da cidade. Conforme a secretária do Planejamento, Ana Paula Wickert, a iniciativa de participação da população é inovadora e reforça a visão participativa do processo: “essa metodologia, além de inovadora, foi implantada em cidades do mundo que buscam, através da tecnologia, ampliar a participação popular”, destaca.
Palestra
A Secretaria de Finanças da Prefeitura de Passo Fundo, em parceria com o Sindicontábil Passo Fundo, realizará no dia 21 de agosto uma palestra sobre Escrituração Fiscal Digital (EFD), Guia de Informação e Apuração do ICMS (GIA) e Valor Adicionado. O evento acontecerá a das 8h30 às 11h30, no auditório SindiContábil Passo Fundo, que fica na rua 7 de Agosto, 448 – Centro.O objetivo do encontro é levar informações sobre a temática para profissionais da Contabilidade e analistas fiscais. A inscrição deve ser feita pela internet https://bit.ly/2vTvfng, tendo como contrapartida a doação de 1 kg de alimento não perecível. Os instrutores serão Sidnei Dieckow Lima e
Amamentação
O aleitamento materno faz bem e deve ser incentivado desde as primeiras horas, após o nascimento Durante o mês do Agosto Dourado foram realizadas várias ações com o intuito de valorizar a amamentação. Um exemplo é a Semana Mundial do Aleitamento Materno, ocorrida de 1º a 07 de agosto, quando as equipes multiprofissionais do HSVP promoveram algumas atividades, para reforçar o quão importante é alimentar o filho no peito materno. No dia do encerramento da semana, 07 de agosto, as mamães internadas na Maternidade receberam orientações, com gosto de cupcakes, entregues pela enfermeira Fabiana de Andrade e a nutricionista Natasha Cibelle Rodegheri.
Exposições
A Universidade de Passo Fundo (UPF) estará de portas abertas neste sábado, dia 18 de agosto, para o público que desejar visitar as exposições que fazem parte da Semana das Artes Visuais e do projeto Rio Passo Fundo: patrimônio paisagístico, natural, ambiental, histórico-cultural, econômico e político. As exposições estão montadas no Portal das Linguagens, Campus I da UPF, e estarão abertas para visitação das 14h às 17h, com entrada gratuita. Também é possível visitar a exposição do MHR, que aborda as relações entre os homens, suas ocupações, ressignificações sociais e culturais, as construções identitárias e o espaço físico da Bacia Hidrográfica do Rio Passo Fundo ao longo dos séculos XIX, XX e XXI.
Imigrantes
O Ministério do Trabalho concedeu 6.865 autorizações de residência para fins de trabalho a imigrantes no segundo trimestre deste ano. O número representa um aumento de 23,34% em relação aos meses de abril, maio e junho de 2017, quando tinham sido liberadas 5.566 concessões. Os dados foram apresentados na reunião do Conselho Nacional de Imigração (CNIg), nesta terça-feira (14), em Brasília. Os homens ainda são maioria entre os imigrantes que vêm ao Brasil para trabalhar. Neste segundo trimestre foram 6.339 homens e 526 mulheres – uma proporção de 12 pessoas do sexo masculino para cada pessoa do sexo feminino. No mesmo período do ano passado, foram 4.772 homens e 794 mulheres, uma proporção de seis para um.