Passadas duas semanas desde o seu início, a Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomelite e Sarampo atingiu praticamente metade do seu público-alvo em Passo Fundo. Até a tarde de segunda-feira (20), haviam sido aplicadas aproximadamente cinco mil doses. O total de crianças com idade entre um e cinco anos é de 9,9 mil. A campanha prossegue até o dia 31 deste mês e a meta é chegar a 95% de cobertura das crianças nesta faixa etária.
O grande impulso no número de doses aplicadas aconteceu no último sábado (18). O 'Dia D', como é chamada a data em que as salas de vacinação ficam abertas em um sábado, serviu para vacinar mais de 2,2 mil crianças. Apenas neste dia, a quantidade de doses aplicadas se aproximou da soma total dos 10 dias anteriores – cerca de 2,6 mil. A grande procura também se refletiu em todo o estado. De um total de 530 mil vacinações, 250 mil foram feitas somente no sábado (18).
“Salientamos a importância de mantermos estratégias de mobilização entre nossos parceiros e a comunidade, pois a Campanha permanece até o dia 31 de agosto. Portanto, nos próximos dias devemos continuar a busca ativa para atingir a meta a ser alcançada, que é 95% das nossas crianças de 1 a 4 anos 11 meses e 29 dias de idade vacinadas” alertou a coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Raquel Schwaab Silva Carneiro.
Região
Entre as 19 Coordenadorias Regionais de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul, a sede da região de Passo Fundo é a 6ª com maior cobertura vacinal. Com 30,4 mil crianças na faixa etária da campanha, 18,9 mil (62%) já foram vacinadas. As sedes de Frederico Westphalen (72%) e Palmeira das Missões são as únicas a ultrapassaram a marca de 70%. Na frente de Passo Fundo ainda aparecem Santa Rosa (69%), Erechim (69%), Ijuí (68%) e Santo Ângelo (65%). A única que não atingiu 50% é uma das sedes de Porto Alegre (44%).
Vacinação
Os pais podem levar os seus filhos em uma das salas de vacinação de Passo Fundo até o fim do mês de agosto: Ambulatório de Especialidades, ESF Adriana Lírio, UBS Vila Nova Santa Maria, Amb. São José, Amb. São Luiz Gonzaga, CAIS Boqueirão, CAIS Fragomeni, CAIS Hípica, CAIS Luiza, CAIS Petrópolis, Central de Vacinas, ESF Adolfo Groth/ESF Jaboticabal, ESF Caic Edu Azambuja, ESF Donária / Santa Marta, ESF Ivo Ferreira, ESF Jardim América, ESF Mattos, ESF Nenê Graeff, ESF Planaltina, ESF São Cristóvão, ESF Valinhos, ESF Vila Ricci, ESF Zácchia e UBS Adirbal Corralo.
As doenças
A poliomielite é caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito. A transmissão ocorre por contato direto pessoa a pessoa, (por objetos, alimentos e água contaminados com fezes de doentes ou portadores), ou pela via oral-oral, através de gotículas de secreções da orofaringe (ao falar, tossir ou espirrar). São considerados como fator de risco para o agravo, especialmente as baixa cobertura vacinal, bolsões de não vacinados e que mantém viagens internacionais ou relações comerciais com estes países.
O sarampo é uma doença infecciosa exantemática aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbito, principalmente em menores de um ano de idade. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, no período de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema até quatro dias após.
Gripe
Na última semana foram registrados mais 22 novos casos e quatro mortes por gripe H1N1 e H3N2 no Rio Grande do Sul. O número total nas 33 semanas de 2018 é de 506 notificações e 67 óbitos. Na comparação com o mesmo período do ano passado, a marca já supera os 430 casos e 46 mortes. Passo Fundo registra 22 casos e quatro óbitos: dois por H1N1 e dois por H3N2.