Um espetáculo de cores, música e dança que cativou a atenção de quase três mil crianças, que não tiravam os olhos do palco principal nem por um segundo. A segunda-feira (20) foi o primeiro dia de apresentações no Casarão da Cultura destinadas aos alunos da rede estadual, municipal e também de escolas particulares. Estiveram presentes 48 instituições de ensino, de Passo Fundo, Tapejara, Sertão e Coxilha. A programação ocorre no período da tarde, e segue durante a semana para outras escolas.
Através dos sons e da dança, as crianças puderam conhecer a história cultural da Argentina, Bolívia, Colômbia, Estados Unidos/Canadá e do grupo indígena Mã Tÿ Ka, de Benjamin Constant. Para muitas delas, era a primeira vez que estavam participando do Festival e então puderam viajar um pouco através do mundo, sem tirar os pés do chão. "Foi muito legal, tinha muitas crianças e danças, e bastante barulho. Eu gostei bastante da Colômbia", disse empolgada Amanda Sofie Inticher, de apenas seis anos, da EMEI Criança Feliz.
Aliar a teoria aplicada em sala de aula com a prática, que foi prestigiar o Festival, foi uma das atividades realizadas nas escolas para incentivar os alunos a se interessarem ainda mais pelo Festival. "Nós combinamos com os professores que cada um trabalhasse nas aulas os grupos folclóricos que estariam aqui hoje. E foi uma experiência maravilhosa para eles, que é conhecer a história e a cultura desses lugares. Na volta do evento, vai ser feita uma conversa com as crianças sobre o que eles acharam das apresentações, qual a sensação de prestigiá-los e quais os países que eles mais gostaram", explica a diretora da Escola Municipal Arlindo de Souza Mattos, Rosane Vieira Fernandes.
O estudante de 14 anos, Gregory Fortunato, comenta que o Festival oportuniza o aprendizado das línguas faladas e das peculiaridades cultural de cada país. "Eu achei muito interessante, porque cada apresentação era diferente uma da outra, e cada uma trazia seus símbolos, sua música e a vestimenta representante do país. Eu havia feito uma pesquisa sobre a Bolívia, e quando eu associei isso a apresentação deles, foi muito gratificante, porque era como se eu já conhece o que eles trouxeram para o público."
Programação
Nesta terça-feira (21), vai ser possível que a comunidade assista mais apresentações em diferentes pontos da cidade, de forma gratuita. As oficinas de dança e conversação tem início às 14h, com os grupos da África do Sul, Polônia e Colômbia, no Bella Città Shopping.
11h30min - Centro de Convivência UPF: Peru
17h - Praça Teixeirinha: Estados Unidos/Canadá
17h - Stok Center Petrópolis: Minas Gerais
17h30min - Bella Città Shopping: Estados Unidos/Canadá
O espetáculo principal, no Casarão da Cultura, vai ter a apresentação dos grupos GTF Guapos da Agronomia, CTG Tropel de Caudilhos, Argentina, Bolívia, Chile, Estados Unidos/Canadá, México, Maranhão e Peru. O evento começa às 19h30min.
Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do Festival, das 9h às 19h. E para quem se programar, entre os dias 21 a 24 de agosto, nas compras com 24h antes das apresentações, todas as pessoas terão direito a meia entrada.