O Museu Histórico Regional (MHR) e o Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS), vinculados à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade de Passo Fundo (VREAC/UPF), recebem a visita de grupos que participam do XIV Festival Internacional de Folclore de Passo Fundo, que ocorre de 17 a 25 de agosto. Também está aberta a visitação ao Acervo Internacional de Bonecas Típicas. A UPF é uma das entidades parceiras do Festival.
Já visitaram os Museus o grupo indígena Benjamim Constant e os grupos do México, do Chile, de São Paulo, da Colômbia, da África do Sul e da Polônia. Nesta quarta-feira, os Museus recebem os grupos do Equador, dos Estados Unidos e da Argentina. No dia 23, é a vez dos grupos de Minas Gerais, Peru e França. Já no dia 24, serão os grupos da Bolívia, do Maranhão e da Eslováquia, e, no dia 25, o grupo indígena Vicente Dutra.
Visitação pública ao Acervo Internacional de Bonecas Típicas
O público também está convidado a visitar o Acervo Internacional de Bonecas Típicas do Museu Histórico Regional (MHR), diariamente, das 9h às 17h. As bonecas chamam a atenção por seus trajes típicos de cada país e estado e, principalmente, a curiosidade em achar a boneca caracterizada com o traje da região ou país de origem do grupo visitante. O primeiro acervo das bonecas foi montado no andar superior do Teatro Municipal e, em 2014, com a reforma do local, a AOFFERS efetuou a doação ao MHR. Hoje, o acervo conta com mais de 200 bonecas, que permanecem em exposição no museu.