Os Congressos dos professores municipais têm provocado a reflexão sobre a profissão docente, com um olhar para contexto histórico-social no qual vive a educação brasileira. Nesta perspectiva o V Congresso dos Professores Municipais, idealizado pelo Sindicato dos Professores Municipais de Passo Fundo – CMP Sindicato-, faz uma reflexão sobre fatores que colocam em risco e agravam a saúde dos professores. A atividade busca construir expectativas que apontem caminhos para avançar na construção de estratégias de políticas públicas de saúde e melhores condições de trabalho e relações no local na escola.
O congresso que deve reunir entre manhã e tarde mais de mil professores acontece no dia 23 de agosto, no Bless Centro de Eventos (Travessa Dr. Celso Ribeiro, 166 - Cidade Nova) e contará com convidadas que são autoridade no tema que deve nortear as discussões deste ano “Saúde do professor: desafios e possibilidades.” A atividade ainda será palco para o lançamento do Projeto de Promoção do Bem-Estar Docente.
Bem-Estar Docente
Buscando diminuir o número de afastamentos e laudos no período de um ano e contribuir para a promoção de saúde dos professores, buscando uma melhora na motivação e satisfação no trabalho, o Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul, o Sindicato dos Professores Municipais de Passo Fundo (CMP Sindicato), a 7ª Coordenadoria Regional de Educação, a 6ª Coordenadoria Regional de Saúde (Ceae), a Prefeitura Municipal de Passo Fundo, o Sindicato dos Professores do Ensino Privado e a Faculdade Meridional (Imed) se uniram e idealizaram o projeto “Promoção do bem-estar docente,” que será lançado oficialmente durante o V Congresso dos Professores Municipais de Passo Fundo, realizado pelo CMP Sindicato.
A idealização do projeto “Promoção do bem-estar docente” surgiu na perspectiva de que a saúde do professor é um assunto que vem adquirindo crescente relevância científica, uma vez que essa é uma profissão fundamental para a formação do ser humano e da sociedade. O projeto incluirá os professores da rede pública e privada, atuantes no Município de Passo Fundo.
A comissão responsável pela elaboração do projeto tem como objetivo realizar ações interventivas e preventivas de promoção à saúde integral dos docentes das redes municipal, estadual e privada, do município de Passo Fundo. Isso deve acontecer através de trabalhos de conscientização acerca da importância transformadora do professor, oportunizando espaços que promovam o cuidado à saúde física e mental dos professores e sensibilizando o poder público quanto à importância de políticas públicas voltadas à saúde do professor.
Palestrantes
Amanda Aparecida da Silva Macaia é uma das convidadas do V Congresso dos Professores Municipais. A terapeuta ocupacional, Mestre em Saúde Pública e Doutora em Ciências pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), destaca que o contexto é de mudanças políticas e econômicas que tangenciam ou envolvem diretamente as condições de trabalho e saúde da população hoje e no futuro. A pesquisadora em Saúde do Trabalhador evidencia que é possível vislumbrar cenários negativos, distantes do que se está construindo mesmo com diversas críticas a respeito.
Jussara Maria Rosa Mendes, graduada em Serviço Social pela PUCRS, Mestre em Serviço Social pela PUCRS, Doutora em Serviço Social pela PUCSP e pós doutora em Serviço Social pela Universität Kassel, República Federal da Alemanha, é a segunda convidada a compor os espaços de discussão da atividade. Jussara tem diversas pesquisas e produções acadêmicas acerca do tema e aponta em seus estudos elementos que historicamente vêm norteando o debate sobre o trabalho e a saúde, expressando avanços e contradições na área da saúde do trabalhador. Jussara ainda pesquisa a respeito do contexto de vulnerabilidade endógena que brota o sofrimento social, resultante do desgaste humano diante das profundas transformações ocorridas no mundo do trabalho.