Serviço de Hemoterapia
O Serviço de Hemoterapia do Hospital São Vicente de Paulo promove promove até esta sexta-feira, 24, de agosto o Simpósio de Hemoterapia em Comemoração ao Centenário do HSVP. O evento acontece no Auditório da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e abordará temas atuais e de relevância na área de hemoterapia. Com o propósito de atualizar e qualificar os profissionais, palestrantes de renome nacional estarão presentes no Simpósio.
2ª Corrida Kids I
Foi transferida para o dia 16 de setembro a 2ª Corrida Kids, que estava marcada para este domingo (26), em virtude da previsão do tempo, que aponta temperaturas próximas do zero para este final de semana. “Nossa preocupação com a saúde dos pequenos fez com que mudássemos o dia da Corrida para 16 de setembro, no mesmo local e horário”, explicou o secretário dos Esportes, Gilberto Bellaver. Todos os inscritos permanecerão nesta condição para a nova data no mês que vem.
2ª Corrida Kids II
Participam da etapa corredores dos 6 aos 15 anos de idade. As informações podem ser obtidas diretamente na Secretaria dos Esportes, que fica na avenida Brasil, 792 (fundos do Teatro Municipal Múcio de Castro). O horário de atendimento é das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h. A corrida terá largada às 10h, do dia 16 de setembro, no Parque Ambiental Banhado da Vergueiro. Serão quatro categorias: 6-8 anos, 9-11 anos, 12-13 anos e 14-15 anos, mais a categoria PNE (portadores de necessidades especiais).
Encontro com Urologistas
O papel da imunoterapia e da cirurgia no câncer de rim avançado foram temas abordados no Encontro com Urologistas de Passo Fundo, realizado na terça-feira, 21, promovido pelo Centro de Tratamento do Câncer (CTCAN). O objetivo destas reuniões é aproximar os especialistas que tratam o câncer renal, discutindo as informações mais recentes sobre o tema, divulgados nos congressos da Sociedade Europeia de Oncologia Clínica (ESMO) e da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO). O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima cerca de 6,2 mil novos casos de câncer de rim no Brasil em 2018.
Língua inglesa
O Programa de Extensão “Ensino e Inovação”, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) e curso de Letras da UPF, promovem desde 2017, o “Letras Talks”. A proposta criou um espaço de interação em língua inglesa, constituído por uma rede de pessoas, dentro da UPF, que utilizam a língua inglesa para a comunicação e buscam o aprimoramento linguístico nesse idioma. A atividade ocorre com a participação de um speaker, que aborda um tema, apresentado sua fala em inglês, com duração de 15 a 30 minutos; na sequência, os participantes têm 30 minutos para interagir em inglês. A atividade é aberta a todos os interessados e não é necessária a inscrição.
Roraima
Em visita a Pacaraima, município de fronteira que tem recebido centenas de imigrantes venezuelanos, o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, afirmou que, no momento, não há possibilidade de liberação de novos recursos para o governo de Roraima. Segundo ele, o estado ainda não gastou toda a verba disponibilizada pelo governo. “O governo do estado tem R$ 70 milhões que ainda não gastou na área da saúde. Além disso, o governo teve o apoio de todo esse aparato em recursos humanos procurando construir abrigos e equacionar essa questão”, disse Jungmann.
Aposentadoria
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai recorrer da decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) de conceder acréscimo de 25% no benefício mensal pago pela Previdência Social a todos os aposentados que precisam de auxílio permanente de terceiros. O órgão informou que aguarda a publicação da decisão para análise do julgamento e, principalmente, para interposição dos recursos cabíveis. A decisão foi tomada quarta-feira (22) por 5 votos a 4 pela Primeira Seção da Corte. Antes da decisão, o acréscimo era garantido somente para aposentados por invalidez que precisavam pagar um cuidador, conforme está previsto na Lei de Benefícios Previdenciários, norma que específica os benefícios aos quais os segurados têm direito.
Livro didático
Pela primeira vez, professores do ensino infantil, que abrange creche e pré-escola, poderão escolher os livros didáticos que usarão a partir do ano que vem. A etapa de ensino passa, em 2019, a fazer parte do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Os livros serão destinados aos professores, para orientar o ensino de crianças de até 5 anos de idade. O prazo vai até dia 10 de setembro.