Na eleição de outubro, além dos cargos de presidente da república, vice-presidente, governador, vice-governador e senador, teremos que escolher quem irá nos representar como deputado estadual e como deputado federal. E qual a diferença entre deputado federal e deputado estadual?
A resposta, quando dada de forma breve, é simples: o deputado federal atua em Brasília, na Câmara dos Deputados, discutindo, legislando, mediando e exercendo o controle parlamentar junto às questões de interesse nacional, e o deputado estadual atua em Porto Alegre, na Assembleia Legislativa, discutindo, legislando, mediando e exercendo o controle parlamentar junto às questões de interesse do estado.
Indo um pouco mais adiante descobrimos quais são as questões que são tratadas no plano nacional e quais são as questões que são tratadas no plano estadual, permitindo, desta forma, que possamos pesquisar e escolher, dentre os candidatos, qual o mais capacitado para o enfrentamento de uma e de outra matéria.
Dentre as questões de interesse nacional pode-se destacar temas como desarmamento, tecnologia, onde se inclui a regulação da internet, investimento em pesquisa, infraestrutura de transportes, em especial sobre modais ferroviário e aquaviário entre portos, cidades/cargas e campo/safra, uso de energia, aproveitamento energético e hidroenergético, planos e ações para a agricultura e pecuária, políticas econômica e cambial, leis trabalhistas, reforma previdenciária, diretrizes nacionais para a educação, meio ambiente, saúde e assistência social, reforma política, revisão do padrão de prestação de serviços públicos e da respectiva regulação, além de outros assuntos de alto impacto social no cenário Brasil.
Dentre as questões de interesse estadual destacam-se os planos de desenvolvimento e programas regionais em áreas como agricultura, pecuária, saneamento básico, aparelhamento e atuação estratégica na área da segurança pública, infraestrutura de transportes, deliberação do endividamento do estado e possibilidades de solvência e a sustentabilidade da dívida pública, aparelhamento, funcionalidade e estrutura do governo estadual, privatização de estatais, concessões de estradas e alternativas para o desenvolvimento econômico.
Então, dentre os candidatos que eu me disponho a examinar, qual deles me oferece maior segurança para decidir os temas nacionais, no caso de deputado federal; e qual deles me oferece maior segurança para decidir sobre os problemas do estado, no caso de deputado estadual? Qual dos candidatos a deputado federal e qual dos candidatos a deputado estadual, diante dos temas que cada um deve enfrentar, melhor representa o meu pensamento e a minha opinião?
Portanto, antes de escolher para quem votar para deputado federal e para deputado estadual, é importante, primeiro, saber claramente quais temas cada um vai deliberar; segundo, o que, como cidadão, pensamos sobre esses temas (pelos menos os de maior impacto social); terceiro, qual dos candidatos, para deputado federal e para deputado estadual, tem propostas que mais se identificam com as minhas posições.
Existem outros fatores a ser considerados? Sim, como por exemplo o compromisso do candidato com a mediação de demandas que envolvam a minha região e o meu município, a linha que integra o programa partidário do candidato, a história pessoal e profissional do candidato... mas o primeiro passo, é a identidade de valores e de posições entre eleitor e o candidato, dentro do contexto do mandato a ser exercido.
Deputado federal e deputado estadual, portanto, tratam de matérias diferentes, integram contextos diferentes e deliberam sobre assuntos diferentes, devendo, cada qual, ter o devido preparado para os respectivos desafios. Ao eleitor cabe entender esses contextos e avaliar qual é o candidato que melhor lhe representará, a partir de seus valores e de suas posições.