Encerrada a instalação do primeiro lote de lombadas

Cerca de 35 lombadas físicas e faixas elevadas foram implementadas na cidade

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Faixa elevada na esquina da Bento Gonçalves com a General CanabarroFaixa elevada na esquina da Bento Gonçalves com a General Canabarro
Faixa elevada na esquina da Bento Gonçalves com a General Canabarro
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Andando pelas ruas de Passo Fundo já é possível observar novas lombadas físicas e faixas elevadas. Desde o início do ano, foram instaladas aproximadamente 35 pela cidade. Apesar do grande número de pedidos e reclamações da população, a escolha dos locais passou por um estudo para identificar a necessidade ou não de um redutor de velocidade e também as condições da área.

 

A última faixa elevada foi instalada nos últimos dias na esquina da Rua Bento Gonçalves com a General Canabarro. A implementação ocorreu devido a constatação de uma sequência acidentes graves no local, no centro do município. “O estudo técnico apontou a necessidade da instalação”, disse o Secretário Adjunto de Segurança Pública de Passo Fundo, Ruberson Stieven. Se tratando de lombadas físicas, a última instalação aconteceu na Rua Prestes Guimarães, próxima a Rio Branco, ainda na última semana. No local, foi levado em consideração a alta velocidade dos condutores e proximidade com a escola Monte Castelo, que envolve um grande número de crianças. “É um local perigoso”, completou Ruberson. Com o término do primeiro lote, ainda não existe a previsão para instalação de novas lombadas.

 

As lombadas físicas e as faixas elevadas possuem o objetivo de diminuir o número de acidentes de trânsito e garantir mais segurança para os pedestres e motoristas. De acordo com Ruberson, o impacto das instalações é imediato. Os veículos que antes imprimiam uma alta velocidade, automaticamente acabam reduzindo sua velocidade e, consequentemente, o número de acidentes.

 

Diferença
Lombadas físicas e faixas elevadas possuem algumas diferenças. As lombadas possuem apenas a elevação, com o intuito de fazerem os condutores reduzir a velocidade. Por sua vez, as faixas elevadas também possuem a elevação, mas com um incremento a mais: a faixa que permite e oferece maior segurança para a travessia de pedestres. “Oferece maior segurança para ambas as partes”, disse Ruberson. A escolha na hora da instalação é feita observando o número de pedestres que frequentam o loca. Se for alto, é optada pela faixa elevada, que também possui um custo mais alto.

 

ERS 324
Desde o primeiro semestre de 2018, a ERS 324, entre Passo Fundo e Marau, também estava sendo melhorada e as obras já foram concluídas. Agora, as equipes estão trabalhando no segmento de contorno de Passo Fundo. Por meio de sua assessoria de imprensa, o Daer (Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem) comunica que as obras ocorrem através do Contrato de Manutenção e Restauração das Rodovias de Passo Fundo, que contempla os segmentos com maior fluxo de veículos. Os serviços executados são de fresagem do pavimento, base de brita graduada e duas camadas de capas com Cimento Betuminoso Usinado à Quente (CBUQ).

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