Senac
O Senac Passo Fundo, em parceria com o Sindilojas, realiza a 3° edição do programa Gostar do que Faz é Felicidade nos dias 11, 18 e 25 de setembro. O objetivo do programa é qualificar os profissionais que trabalham no comércio da região com palestras, oficinas e workshops sobre atendimento e prospecção de clientes, vendas e negociação. O evento acontece no auditório do Sindilojas Passo Fundo, localizado na rua Bento Gonçalves, 190. As inscrições devem ser feitas pelo telefone (54) 3313-6333.
Estacionamento rotativo I
Diretores da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Passo Fundo receberam na tarde de quarta-feira, dia 29 de agosto, o diretor presidente da Codepas, Tadeu Karczeski, e o diretor administrativo-financeiro Maroni Fontoura Franco, para uma reunião sobre o estacionamento rotativo. No encontro, os diretores da CDL solicitaram mais fiscalização na área azul. “Participamos diretamente do processo de implementação do estacionamento rotativo e acompanhamos as mudanças e modernizações que já ocorreram, porém, sabemos que a fiscalização ainda não é efetiva”, destacou a presidente da CDL, Carina Sobiesiak.
Estacionamento rotativo II
O encontro também destacou a importância de um estacionamento rotativo eficaz para a área central da cidade. Segundo os representantes da CDL, a efetividade da área azul trará benefícios tanto para os consumidores, que terão facilidade em estacionar seus veículos na área central da cidade, quanto para a classe empresarial ao facilitar o acesso aos estabelecimentos comerciais do centro de Passo Fundo. O diretor presidente e o diretor administrativo-financeiro da Codepas reconheceram as limitações do estacionamento rotativo e se comprometeram a realizar adequações nos próximos 45 dias para que o mesmo se torne mais eficaz. A contratação de monitores por concurso público e a compra de mais equipamentos para auxiliar na fiscalização estão entre as melhorias que serão providenciadas em breve. Na reunião estiveram presentes os diretores da CDL Ary Rabello, Lissandro Mateus Pittol e Valter Ceolin e o diretor executivo Onis Casagrande.
CDL nos bairros I
Um conjunto de grandes escolhas que orientam o gerenciamento do presente e a construção do futuro. Esta é a definição da palavra estratégia, tema do quarto encontro do projeto CDL nos Bairros 2018. Promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Passo Fundo, o evento foi realizado na noite de terça-feira, dia 28 de agosto, no bairro Petrópolis. “Uma pitada de estratégia” foi o tema do encontro, que reuniu mais de 140 pessoas. O significado da expressão e as ações necessárias para construir um planejamento estratégico foram assuntos abordados no evento pelo administrador e consultor empresarial, Alessandro Becker.
CDL nos bairros II
Além da palestra, a segunda atividade do CDL nos Bairros 2018 também contou com um jantar de integração e sorteio de brindes para os associados. O evento foi realizado no Espetão Grill, no bairro Petrópolis. Informações sobre as próximas datas podem ser obtidas com o setor de Desenvolvimento pelo telefone (54) 3045-8804 ou pelo e-mail [email protected]. Com o apoio da Boa Vista SCPC, SEBRAE/RS, Sicredi Integração de Estados RS/SC e Universidade de Passo Fundo (UPF), a edição 2018 do CDL nos Bairros é promovida pela entidade para fortalecer o vínculo entre o associado e a entidade, incentivando o desenvolvimento do empresário e de seus colaboradores.
A regra que permite a venda de produtos de origem animal entre municípios foi alterada. Publicado pelo governo do Estado, no último dia 14, o decreto 54.189 irá aumentar a autonomia dos municípios para integrar o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf). A Famurs, governo do Estado e diversas entidades do agronegócio, através de um grupo de trabalho, trabalharam na edição do texto. Com a alteração, o município e as agroindústrias deverão emitir declarações que irão substituir as vistorias antes obrigatórias. A cidade que tem o Susaf implementado pode comercializar produtos de origem animal além dos seus limites territoriais, fortalecendo a economia dos municípios.
Susaf
O diretor-geral da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), Antônio de Aguiar, esclareceu dúvidas dos prefeitos acerca do novo regramento durante a Assembleia de Prefeitos na Expointer, promovida pela Famurs, nesta quarta-feira (29). A instrução normativa deve ser publicada até o dia 12 de setembro deste ano. Atualmente, apenas 31 municípios possuem o Susaf. A maior dificuldade, segundo os prefeitos, é a demora do Estado para realizar as auditorias obrigatórias. A secretaria de Agricultura alega que a falta de pessoal para vistoriar os estabelecimentos entrava o processo. Após publicado, o decreto irá determinar vistorias e coleta de produtos por amostragem para verificar se a legislação está sendo cumprida, bem como a qualidade sanitária dos alimentos.