O Parque de Rodeios da Roselândia recebeu na manhã desse domingo (2) a cerimônia de abertura dos Festejos Farroupilha de Passo Fundo. Com a fusão do Fogo Simbólico e da Chama Crioula, as atividades oficiais iniciam no município.
A condução da Chama Crioula foi feita pelos Cavaleiros do Planalto Médio desde Iraí. Para a coordenadora da 7ª Região Tradicionalista do MTG, Gilda Galeazzi, o momento faz referência à identidade e aos costumes e hábitos da cultura gaúcha. “Recebemos a Centelha Crioula, que veio da cidade de Iraí, e a Centelha da Pira da Pátria para fazermos a fusão e transformamos em Chama Crioula, dando assim abertura aos festejos de 2018”, destacou Gilda, que também falou sobre duas perdas significativas para o movimento no Estado e em Passo Fundo: os tradicionalistas Paixão Côrtes e José de Almeida, conhecido no município como o Juca da Transpasso.
O secretário de Cultura e também presidente da Comissão dos Festejos, Pedro Almeida, salientou o valor das marcas representativas do tradicionalismo. “A partir da aberturam começam as rondas nos CTGs. São 16 entidades tradicionalistas que recebem a comunidade nos cafés de chaleira e fazem as rondas. No dia 20 de setembro teremos o Desfile Farroupilha e a Mostra da Cultura Gaúcha, que neste ano tem como tema o tropeirismo”, disse.
Multiplicação da chama
Após os pronunciamentos, os representantes de alguns municípios da região abrangida pela 7ª Região Tradicionalista coletaram centelhas da Chama Crioula para conduzirem a até seus municípios. Os que não tiveram a oportunidade de comparecer à cerimônia poderão colher as centelhas durante a semana.