Processo seletivo
A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) publicou mais um edital de processo seletivo exclusivo que destina vagas suplementares para os cursos de graduação através do Programa de Acesso e Permanência dos Povos Indígenas (PIN). Poderão participar do processo seletivo candidatos autodeclarados indígenas que tenham concluído ou que estejam cursando o terceiro ano do Ensino Médio. As vagas são para ingresso no ano de 2019 nos campi Erechim, Chapecó, Cerro Largo, Realeza e Laranjeiras do Sul. Em Erechim são ofertadas duas vagas para cada um dos seguintes cursos: Arquitetura e Urbanismo, Agronomia, Ciências Sociais, Engenharia Ambiental, Filosofia, Geografia, História e Pedagogia. As inscrições poderão ser feitas de 10 de setembro a 19 de outubro na Secretaria Acadêmica (Sala 102 do Bloco A), de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30, ou com os membros das comissões locais do PIN. Mais informações em www.uffs.edu.br ou pelos telefones (54) 3321-7031 ou 7068.
Atendimento humanizado I
Enfrentar uma doença como o câncer não é fácil, a vida transforma-se e tudo parece ter um único objetivo, que é ficar bem. Por isso, a assistência médica e o apoio de familiares e amigos são essenciais para o enfrentamento da doença. E foi buscando propiciar um dia alegre e mais leve na vida de familiares e pacientes oncológicos, que as acadêmicas do curso de Estética e Cosmética da Universidade de Passo Fundo (UPF) promoveram uma tarde de beleza no Hospital da Cidade (HC). As pacientes e acompanhantes chegaram na sala da atividade tímidas, mas após poucos minutos de conversa, carinho e atenção, o olhar triste deu lugar ao sorriso. As estudantes são integrantes do Projeto Integrador Multidisciplinar II, e são desafiadas a desenvolver um projeto e posteriormente executá-lo junto à comunidade. A atividade visa capacitar as futuras profissionais para um atendimento humanizado.
Atendimento humanizado II
Além de serem recepcionadas com música, as acadêmicas da UPF ofertaram muito mais que atenção, realizaram a pintura das unhas, maquiagem, design de sobrancelhas e embelezamento dos cabelos das pacientes. “É muito gratificante participar da atividade, você vê que pode ajudar muitas pessoas, passando um pouco do conhecimento que estamos conseguindo na UPF. Explicamos que é bom cuidar da a pele, unha, cabelo, tem hoje no mercado vários produtos que elas podem fazer uso e que não vai interferir no tratamento”, disse a estudante Jaqueline Beatriz Hasse. Ao fim do encontro as pacientes também receberam um kit com orientações sobre o cuidado com a pele, dicas de maquiagens, crescimento dos cabelos e fortificação das unhas.
Curso
O Parque Científico e Tecnológico UPF Planalto Médio (UPF Parque) promove o “Curso caracterização de partículas por difração a laser”, no dia 13 de setembro. O curso acontece no Módulo II do UPF Parque e será ministrado pelos professores Dr. Christian Oliveira Reinehr e Dr. Jeferson Steffanello Piccin. A formação é destinada a empresas do UPF Parque, profissionais da área de construção civil, farmácia, engenharia de alimentos, odontologia, estudantes de graduação e pós-graduação, além de público em geral. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas por meio do e-mail [email protected]. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3316-8158.
Exposições Rio Passo Fundo
A maior exposição já feita sobre o Rio Passo Fundo recebe dezenas de visitantes diariamente. Até o momento, duas mil pessoas já conheceram as exposições do Projeto Rio Passo Fundo: patrimônio paisagístico, natural, ambiental, histórico-cultural, econômico e político. O rio foi literalmente exposto, foram retirados fragmentos do seu habitat e ele foi aberto para a população reconhecer sua beleza, sua importância e seus problemas. As exposições, que estão abertas até dezembro, estão no Portal das Linguagens e no Museu Zoobotânico Augusto Ruschi (Muzar), no Campus I da Universidade de Passo Fundo (UPF). O projeto Rio Passo Fundo é desenvolvido pelo Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS), com o apoio do Museu Histórico Regional (MHR), do Muzar e do Comitê Rio Passo Fundo, ligados à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (VREAC) da UPF, e patrocinado pelo Programa CAIXA de Apoio ao Patrimônio Cultural Brasileiro 2017/2018 da Caixa Econômica Federal. As exposições são resultado de atividades que iniciaram há um ano e meio e envolveram expedições, ações educativas, visitas a escolas, pesquisa e elaboração de conteúdo. As exposições apresentam o Rio como patrimônio paisagístico, natural, ambiental, histórico-cultural, econômico e político.
Hospital Municipal I
A maior obra já realizada no Hospital Beneficente Dr. César Santos, o Hospital Municipal, passou agora para a parte interna da instituição, ao mesmo tempo em que segue com a ampliação dos prédios. Nesta semana, a empresa responsável pela obra deu início na reforma interna, onde será instalado o novo setor de Raio-X. A primeira etapa foi de demolição dos prédios antigos e terraplanagem, seguida pelo trabalho de fundações para a nova estrutura, serviço este que já foi concluído. Conforme o secretário adjunto de Planejamento, Leandro Trizzini, no projeto as obras estão divididas em ampliação e reforma. Esta é a primeira grande obra pela qual passa o Hospital Municipal. Na parte de reforma, será atendida uma área de 1.043,44 m², abrangendo o Pronto Atendimento Adulto e Pediátrico, o Centro de Diagnóstico, a Recepção e as fachadas. Já a parte da ampliação, a área é de 2.643,15 m², englobando o Centro de Diagnóstico, que vai incluir uma sala para tomógrafo, o Pronto Atendimento Adulto, a farmácia interna, o setor administrativo e o setor de apoio logístico.
Hospital Municipal II
A primeira fase da obra de reforma e ampliação do Hospital Municipal vai ampliar a área de leitos de 35 para 54, com a criação de 19 leitos – sendo 12 leitos psiquiátricos. Ainda, 20 leitos serão reformados. Entre outras intervenções estão previstos: dois elevadores novos, troca de gerador de energia e novas instalações elétricas, hidráulicas e de gases. A previsão é de que as obras estejam prontas até março de 2020. O investimento total da obra é de mais de R$ 8 milhões entre recursos federais e de contrapartida do município.