Morre um grande pesquisador - Dirceu Gassen
Aos 65 anos de idade, o Doutor Dirceu Neri Gassen morreu na manhã desta segunda-feira, em Passo Fundo. Natural de Santa rosa, era graduado em engenharia agronômica pela UPF e com Mestrado pela UFRGS, realizou estudos na Nova Zelândia e Estados Unidos. Foi pesquisador com foco em manejo integrado de pragas na Embrapa Trigo, Passo Fundo. Também coordenou pesquisas para cooperativas, órgãos governamentais e empresas do agronegócio. A morte de Dirceu Gassen, referencial em pesquisa na agricultura, repercutiu no setor agrícola nacional e internacional. Com centenas de publicações sobre proteção de plantas, plantio direto ou evolução na agricultura, era uma referência para pesquisadores. Também ministrou palestras em 22 países. Dirceu deixou a esposa Elaine, as filhas Tatiana, Thais e Tainara, e os genros Eduardo, Aramis e Richard. Seu corpo velado na Sala Cristal do Memorial Vera Cruz, em Passo Fundo e cremado no começo da noite de ontem.
Alteração de trânsito
A Secretaria de Segurança Pública informa que a rua Castanho da Rocha ficará em sentido único desde a avenida Brasil até a rua Alferes Rodrigo, no sentido centro/bairro. Já a rua Alferes Rodrigo ficará em sentido único do mesmo ponto de encontro das duas ruas – logo após a rua Antônio R. Vasconcelos, no sentido bairro/centro. “Vamos fazer um binário no bairro, atendendo a solicitação de presidente de bairros do Boqueirão e Operária, comunidade e de vereadores. O objetivo é gerar mais segurança e disciplinar o tráfego. Essas duas ruas foram regradas a velocidade em 40 km por hora e, onde existem lombadas físicas, a 30 km por hora”, explicou o secretário de Segurança Pública, João Darci Gonçalves. A Secretaria de Transportes e Serviços Gerais já está executando os serviços conforme projeto da Secretaria de Segurança Pública. A mudança deve entrar em vigor a partir da próxima semana.
Debate universitário I
O Debate Universitário, promovido anualmente pela IMED e JCI Passo Fundo, desenvolve nos alunos habilidades, como comunicação, oratória, desinibição e argumentação para incentivar o melhor desempenho no mercado de trabalho e no desenvolvimento de competências e habilidades. A atividade capacita os acadêmicos e valoriza o crescimento individual, gera discussões sobre temas polêmicos - permitindo a formação de opinião própria, bem como promover oportunidades práticas para preparar novas lideranças. No sábado (1) ocorreu o primeiro módulo do Debate Universitário de 2018 na IMED.
Debate universitário II
Neste encontro foi realizado o curso de oratória. “Os alunos participantes do debate passam por dois cursos como preparatório para os debates. O de oratória auxilia com a desenvoltura dos estudantes em apresentações para defender suas ideias de maneira clara e objetiva”, comenta coordenadora do Departamento Acadêmico da IMED, Gabriele Rodrigues. A equipe vencedora será premiada com bolsa de 50% em qualquer curso de pós-graduação lato sensu na IMED e os segundos colocados serão contemplados com bolsa de 25%. As bolsas têm validade de até dois anos posterior à conclusão do curso de graduação.
Literatura e diálogo
O projeto de extensão Literatura em Diálogo, vinculado à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (VREAC) e ao curso de Letras da Universidade de Passo Fundo (UPF), realiza, nesta terça-feira, 4 de setembro, um novo encontro. Na edição, que ocorre às 19h20, no Centro de Eventos, Campus I, a obra do poeta chileno Pablo Neruda será analisada. Participam os professores da UPF Dra. Ivânia Campigotto Aquino, do curso de Letras e também coordenadora do projeto; Dr. Francisco Carlos dos Santos Filho, do curso de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu); e Dra. Rosane Marcia Neumann, do curso de História e do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH). O encontro ainda terá a participação especial do músico Jei Silvanno. O evento é gratuito e aberto à comunidade.
Programa
O núcleo ambiental da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócio (Acisa) de Passo Fundo convida os empresários para o primeiro encontro do Programa Sustentabilidade Ambiental Empresarial, nesta quarta-feira (05). A atividade será às 19h, no auditório da associação (Av. General Neto, 443 - 5º andar) e contará com palestra de abertura, apresentação da equipe que conduzirá os trabalhos e também das empresas participantes do programa. A iniciativa busca desenvolver, valorizar e premiar ações práticas de gestão socioambiental nas empresas. A entrada é gratuita. Mais informações com a bióloga Manoela Cielo, responsável pelo núcleo ambiental da entidade, pelo telefone (54) 98132-5141.
Resultado
As máquinas e implementos agrícolas impulsionaram o crescimento da 41ª Expointer. Com o índice de 18,8% superior a última edição, o setor alcançou o número de R$ 2,28 bilhões em propostas encaminhadas e negócios efetivados. Sendo que o total comercializado na feira superou a marca de R$ 2,3 bilhões, ou seja, um crescimento de 13% em comparação com o ano anterior.