Seleção pública vai escolher músicos para Rodeio Internacional

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A 18ª edição do Rodeio Internacional de Passo Fundo terá processo de seleção pública para a contratação de músicos e grupos locais para animar as noites no Parque de Rodeios da Roselândia, durante a edição do evento, que acontece de 5 a 9 de dezembro. A decisão foi tomada em conjunto pela 7ª Região Tradicionalista, que venceu o edital público para operacionalizar o evento, a Secretaria de Cultura e a Fundação Passo Fundo de Turismo (Passotur).

“Foi um critério que entendemos ser o mais justo diante da grande quantidade de grupos e músicos ligados ao tradicionalismo, que têm suas referências em Passo Fundo e que fazem shows e animam fandangos pela região afora”, avalia a coordenadora da 7ª Região Tradicionalista, Gilda Galeazzi. Ao todo serão sete apresentações no palco principal, contemplando quatro shows, e a animação de três bailes no Parque da Roselândia.

O edital estará disponível no site da 7ª Região Tradicionalista a partir desta semana. Esta iniciativa vem sendo adotada em várias feiras e eventos que tem a participação de prefeituras e envolve o aporte de recursos públicos. “Acreditamos que o edital elimina os riscos de escolhas pessoais e valoriza a produção musical passo-fundense”, reforça o secretário de Cultura, Pedro Almeida.

O edital estabelece a linha musical com repertório próprio ou do cenário rio-grandense ligados às manifestações culturais regionais com seus estilos e ritmos galponeiros, nativistas e fandangueiros. Entre as condições para a participação no edital é que os músicos ou seus representantes devem ter residência fixa em Passo Fundo há pelos menos dois anos, e que a sua produção, da mesma forma, tenha no mínimo dois anos.

As propostas inscritas serão avaliadas pela Comissão de Seleção, que será composta por três avaliadores s de conhecimento notório na área da música, indicados pela Comissão Organizadora do XVIII Rodeio Internacional de Passo Fundo. 

O presidente da Passotur, Diorges Oliveira, explica que “para efeito de pontuação e classificação, serão considerados critérios de avaliação como excelência artística, produção própria, histórico do grupo ou do músico e adequação ao caráter do evento, cada critério desse com uma pontuação estabelecida”.

As inscrições para o processo de seleção vão até o dia 28 de setembro e a divulgação dos selecionados será realizada dia 21 de outubro. Outras Informações sobre o edital estão na página da 7ª Região Tradicionalista (www.7rt.com.br).

Gostou? Compartilhe