O estacionamento rotativo vem sendo pauta de debates em Passo Fundo. A diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) se reuniu na última semana com o secretário municipal de segurança pública, João Darci Gonçalves, para debater sobre o assunto. Ainda em agosto, um encontro com a companhia de desenvolvimento de Passo Fundo (Codepas), responsável pelo monitoramento da área azul, já havia sido realizado.
Representando suas empresas associadas, a CDL cobra por uma fiscalização mais efetiva no centro da cidade. “Participamos diretamente do processo de implementação do estacionamento rotativo e acompanhamos as mudanças e modernizações que já ocorreram, porém, sabemos que a fiscalização ainda não é efetiva”, destacou a presidente da CDL, Carina Sobiesiak.
Atualmente, a Codepas conta com 14 funcionários na função. Levando em consideração os trabalhadores que estão no seu período de férias ou afastados por outros motivos, a fiscalização vem sendo feito por 10 pessoas. De acordo com o diretor administrativo-financeiro, Maroni Fontoura Franco, seriam necessários cerca de 20 funcionários para aumentar a efetividade na fiscalização. A contratação de novos trabalhadores só pode ser feita por meio de um concurso público. Nesta quinta-feira (13), será conhecida a empresa responsável pela elaboração do próximo concurso.
Uma das pautas da reunião foi a importância da integração entre monitores e os agentes da guarda de trânsito para o bom funcionamento do estacionamento pago no centro da cidade. O secretário municipal de segurança pública, João Darci Gonçalves, se comprometeu a promover uma nova reunião com representantes da Codepas para alinhar os processos de fiscalização e, desta forma, melhorar a efetividade do estacionamento. “Precisamos ser mais efetivos, juntos com a Guarda de Trânsito”, completou Maroni. A fiscalização é feita com ajuda de um aplicativo de smartphone, que coleta os dados e aponta possíveis irregularidades – o uso do cartão de estacionamento falsificado é uma das principais causas. A secretaria de segurança pública é responsável pela Guarda Municipal de Trânsito, que emite os autos de infração quando há irregularidade no estacionamento rotativo.
Como funciona?
O espaço destinado ao estacionamento rotativo está presente no centro da cidade. Cada usuário pode ficar no máximo duas horas no mesmo local e paga R$ 1 para cada 60 minutos. O horário de funcionamento em dias úteis é das 8h até ao meio-dia e das 13h30 até às 18h - no fim de semana, apenas na manhã de sábado, das 8h ao meio-dia.