OPINIÃO

Fontes em Off

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

ABA
A Associação Brasileira de Advogados (ABA), iniciou o mês de setembro conferindo posse à advogada Luciane Amaro, como secretária geral-adjunta da Comissão de Direito do Trabalho de Passo Fundo. A advogada comprometeu-se a cumprir fielmente os deveres do cargo, bem como dinamizar as relações com as instituições a fim de provocar debates relacionados a atual condição trabalhista no Brasil. Atualmente, a Associação conta com mais de 30 membros e neste mês completará 1 ano de atividades na região, tendo como norte o aprimoramento científico jurídico dos seus membros e a ampliação da rede de interação profissional.

 

Meu Inverno Mais Quentinho
Criado pela Prefeitura de Passo Fundo para levar agasalhos a bairros distantes das sedes dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras), o Programa Meu Inverno Mais Quentinho já distribuiu 33 mil peças para pessoas mais carentes do município e em situação de rua, além de instituições e entidades parceiras. Na última entrega foram 3 mil peças. As roupas, calçados e alimentos recolhidos são distribuídos pela Central de Recebimento e Distribuição de Doações, onde é feita a triagem. Quem quiser contribuir basta ir na Central, localizada ao lado da Biblioteca Municipal, na Rua Morom, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

 

Sindilojas
Aconteceu na manhã de terça-feira (11), o encontro da 4ªturma do projeto Gostar do que se faz é Felicidade. A dinâmica do curso é o desenvolvimento de ações que visam à qualificação dos colaboradores através de encontros dinâmicos oportunizando a atualização de conhecimentos aos profissionais que atuam no atendimento e vendas do segmento do comércio e serviços dentro da cidade. Cerca de 50 alunos, comerciários e colaboradores participaram da primeira das três aulas programadas para acontecer neste mês de setembro. O encontro ocorreu no auditório do Sindilojas.

 

Dia Mundial da Sepse
No Dia Mundial da Sepse, lembrado em 13 de setembro, a conduta multiprofissional envolvendo o atendimento à sepse foi abordada através de uma atividade de atualização que envolveu a equipe médica e multiprofissional do Hospital da Cidade (HC). O HC é um dos hospitais brasileiros certificados para a implementação do Projeto Sepse, coordenado pelo Ministério da Saúde. O enfermeiro Gilmar Felario Jr. e a médica infectologista Clarissa Oleksinski, responsáveis pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do HC ministraram duas conferências que abordaram o protoloco de sepse. Segundo estimativa do Instituto Latino Americano de Sepse são diagnosticados 400 mil novos casos de sepse anualmente no Brasil, com 240 mil óbitos.


Encontro Regional da Jovem Advocacia
Na próxima sexta-feira (14) tem inicio as atividades do III Encontro Regional da Jovem Advocacia. O evento terá painéis com profissionais da área, que abordarão temas como guarda compartilhada e alienação parental, desafios da jovem advocacia criminal e a prática em delegacias e aspectos da reforma trabalhista. O evento tem início às 14h, no auditório da Pós-Graduação da Universidade de Passo Fundo (UPF). O Entrontro é promovido pela Comissão Especial do Jovem Advogado da Subseção de Passo Fundo juntamente com a Ordem dos Advogados do Brasil da Subseção de Passo Fundo. As inscrições tem o custo de R$20,00 e maiores informações podem ser obtidas pelo telefone (54)3311.3079.

 

Empregos Formais I
O saldo de empregos do mercado formal deu um salto de 452,37% no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. Por faixa etária e gênero, a criação de novas vagas teve maior crescimento para os trabalhadores entre 25 e 39 anos e as mulheres. Em relação à escolaridade, saíram ganhando com a criação de vagas as pessoas que concluíram o ensino médio e as que entraram no superior. Os dados estão no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho.
Empregos Formais II
Dos oito setores da economia, sete tiveram saldo positivo nos primeiros seis meses deste ano. O que teve melhor desempenho foi o de Serviços, que chegou ao final do primeiro semestre com 279.130 postos criados, seguido pela Indústria de Transformação, com 75.726 postos a mais e a Agropecuária, que gerou 70.334 novas vagas. Somente o Comércio teve saldo negativo, com resultado de -94.839. Na Administração Pública, houve fechamento de vagas para quase todos os níveis de formação.

Gostou? Compartilhe