Dia de viver a tradição

Alunos de Coxilha têm dia especial para conhecer de perto as tradições gaúchas, compartilhar um café de chaleira e ainda visitar um dos principais palcos do tradicionalismo, o Parque da Roselândia

Por
· 1 min de leitura
Pequenos estavam com roupas típicas para aproveitar ao máximo o dia do passeioPequenos estavam com roupas típicas para aproveitar ao máximo o dia do passeio
Pequenos estavam com roupas típicas para aproveitar ao máximo o dia do passeio
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A sexta-feira foi um dia de uma aula diferente para um grupo de mais de 30 crianças da escola municipal de educação infantil Tia Sila, do município de Coxilha. Depois de aprenderem em aula sobre algumas das principais características do tradicionalismo, eles vieram a Passo Fundo para conhecer um dos principais palcos do tradicionalismo gaúcho, o Parque da Roselândia, visitar o Rancho Teixeirinha e, de quebra, vivenciar uma das principais características dos gaúchos, a partilha em um café de chaleira.


O ponto de chegada no Parque da Roselândia foi o Rancho do Tio Polese, como é mais conhecido o senhor Leonir Alcides Polese. A casa no parque, além de ser a residência oficial dele e da esposa, Leonice Algeri, é onde frequentemente os amigos se encontram para um churrasco ou uma roda de conversa. Hospitaleiro no seu modo de falar, esta foi a primeira vez que recebeu um grupo de crianças. “Me enche de alegria e de orgulho ver essa criançada de vestido de prenda e bombacha”, pontua.


Na escola, as professores explicaram para as crianças sobre o que iriam ver no dia do passeio que foi aguardado com ansiedade. Algumas crianças queriam até dormir com as roupas tradicionalistas para não perder nenhum momento do passeio tão aguardado. Para garantir que tudo desse certo, as crianças foram acompanhadas por um grupo de professoras e monitoras. A diretora da escola, Tatiane Flores, conta que muitos deles não conheciam o Parque e nunca tinham vivenciado tão de perto alguns aspectos da cultura gaúcha.


Além do café de chaleira, os pequenos acompanharam outras atrações como a história de Teixeirinha, o tiro de laço e símbolos da cultura gaúcha. Na escola eles assistiram ao filme do “Gaúcho de Passo Fundo”, e na partilha das histórias com os pais e professores descobriram que o município de Coxilha, quando ainda era distrito de Passo Fundo, aparece nas imagens, bem como ouviram sobre a passagem da mulher de Teixeirinha, Meri Terezinha, pela cidade. Os pais de alguns contaram aos pequenos, inclusive, que estiveram com ela.

Gostou? Compartilhe