O que se faz na campanha
Uma campanha eleitoral mais restritiva na rua, dinheiro curto e possibilidades infindáveis na Internet, através das Redes Sociais, mudam o comportamento dos candidatos. Em Passo Fundo, por exemplo, no dia a dia a campanha quase não aparece. Com excessão dos fins de semana onde a concentração de candidatos aumenta, especialmente nos pontos mais movimentados da cidade como praças e avenidas. A Brasil é a mais concorrida. Os comitês eleitorais estão escassos. Para quem não tem imóvel em local visível, o preço do aluguel é impeditivo neste momento. Os candidatos a deputado (federal e estadual) tem tido a oportunidade de apresentar suas propostas pelos veículos de comunicação, através de painéis e encontros promovidos por entidades de classe. Tudo deve ser aproveitado. Só que não. No encontro que a UPF e o CMP Sindicato realizaram para os candidatos apresentarem suas propostas na educaçao, apenas seis compareceram.
Acessibilidade
O Município e a Acessibilidade Urbana é o título do livro da advogada Janaina de Oliveira. A obra é resultado de um trabalho acadêmico que relata a própria experiência. Janaina sofreu um acidente e, por mais de 100 dias, precisou se locomover pela cidade utilizando cadeira de rodas e andadores. O livro será lançado no dia 10 de outubro, durante um jantar no Clube Caixeiral para convidados.
Simples
No Brasil, sempre há um jeito para burlar a legislação. Uma delas é justificar com a impossibilidade de adequação. Seria tão simples se as leis fossem somente cumpridas. Afinal, foram feitas para isso. Ou não?
Deferidos
Todos os candidatos de Passo Fundo (são 11 a deputado estadual e 08 a deputado federal, além de dois ao Senado) tiveram suas candidaturas deferidas pela Justiça Eleitoral.
Voto últil
A pregação do voto útil normalmente ocorre em segundo turno. No entanto, já começou. O embolamento de candidatos que disputam a segunda posição, atrás de Jair Bolsonaro, PSL, é a razão desta antecipação.
Horário de Verão
Sei que não é uma unanimidade. Mas da parte que me toca, o horário de verão terá 21 dias a menos nesta temporada. Simplesmente adorando a novidade. Vai começar no dia 4 de novembro e terminar no dia 16 de fevereiro.