CDL nos Bairros encerra com público recorde

Mais de 300 pessoas participaram do último encontro do projeto, promovido pela entidade para desenvolver empresários e colaboradores

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A internet revolucionou a forma de consumir. Este é o fato que norteou o último encontro do CDL nos Bairros 2018. “Por que compramos? Entendendo o comportamento do nosso consumidor” foi o tema abordado no evento pelo consultor do SEBRAE e idealizador do Marketeiro Confesso, Marcus Vinícius Tonin. O encontro aconteceu na noite de terça-feira, dia 18 de setembro, no Clube Comercial, no Centro.
Para Tonin, o novo consumidor, influenciado pela avalanche das mídias digitais, exige das empresas uma ótima atuação e inserção das marcas no ambiente digital. Isto porque a internet influencia 75% das compras no varejo brasileiro de acordo com a Boston Consulting Group. Além das exigências do novo consumidor, o palestrante também apresentou as diferenças entre nativo digital e imigrante digital. Segundo ele, os nativos são aqueles que nasceram em um mundo já conectado e os imigrantes são aqueles que conheceram a internet e tiveram que se adaptar às mudanças que ela impôs à todos os processos. Para Tonin, mais do que a idade, o que diferencia os nativos dos imigrantes é a mentalidade e o comportamento. Para encantar um consumidor nativo digital, as empresas devem construir autoridade, apostar em boas histórias e ter presença e atuação constante nas mídias digitais.


No evento, que reuniu 300 pessoas no salão Cristal do Clube Comercial, o palestrante também enfatizou o processo de compra, formado pelo reconhecimento da necessidade do cliente, da busca pela informação, da avaliação das alternativas, da compra e da experiência pós-compra. De acordo com ele, além da mudança no processo de compra, o novo consumo também mudou o processo de objeção, que é a ação do consumidor de questionar sobre preço ou a qualidade do que é oferecido. “O processo antigo iniciava pela apresentação das características e benefícios de um produto ou serviço, seguia com a objeção do cliente e terminava na contra objeção do vendedor. O novo consumidor já conhece as características e benefícios do produto ou serviço e o processo de venda inicia com a objeção, o que exige do vendedor a afirmação e a prova de que aquele produto ou serviço é realmente o melhor para o consumidor”, enfatizou.


Tonin finalizou com os sete atributos que formam o novo consumidor. Segundo ele, os novos consumidores são altamente informados, socialmente conectados, sensíveis a preços, confiam nos outros usuários, gostam de se autopromover, procuram gratificação instantânea e são inconscientemente seguros.


 
O projeto
Varejo disruptivo, gestão da inovação, marketing, estratégias comerciais e de relacionamento e comportamento do consumidor foram os temas dos cinco encontros promovidos pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Passo Fundo através do CDL nos Bairros. O projeto, em sua nona edição, buscou capacitar empresários e colaboradores, além de aproximar entidade e associados. O CDL nos Bairros 2018 teve apoio da Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), do SEBRAE/RS, da Sicredi Integração de Estados RS-SC e da Universidade de Passo Fundo (UPF).

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