OPINIÃO

Fatos 20 e 21.09.2018

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Fremdschämen

Vergonha alheia é a tradução da palavra utilizada pelo Portal El País para definir a polêmica ridícula que um grupo de brasileiros se meteu ao contestar a história do nazismo. Segundo o El País, e reproduzo apenas um trecho para deixá-lo curioso para a leitura completa, (...) “O que era para ser um vídeo sobre como se ensina a história do nazismo, publicado no Facebook pela Embaixada da Alemanha em Brasília e pelo Consulado Geral no Recife, se tornou um campo de guerra nas redes sociais. De um lado, brasileiros que não acreditam no holocausto e garantem que o nazismo era uma ideologia de esquerda, contestavam a história divulgada pelo Governo alemão. Do outro, brasileiros envergonhados pediam desculpas pelos comentários exaltados. E no meio, a embaixada alemã tenta equilibrar os ânimos e corrigir os néscios: "O holocausto é um fato histórico, com provas e testemunhas que podem ser encontradas em muitos lugares da Europa", publicou em resposta a um internauta que afirmou que  o "holofraude está com os dias contados". A matéria, que pode ser acessada por este link https://bit.ly/2MGwXxC, mostra o tamanho da imbecilidade e da falta de noção de algumas pessoas que se dizem conhecedoras da história.

Candidatos

O candidato a Presidência da República João Amoêdo e o candidato ao governo do Estado Mateus Bandeira, ambos do Novo, estarão em Passo Fundo nos dias 26 e 28, segundo informa assessores da campanha aqui no município.

TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está usando robôs para auxiliar os eleitores em dúvidas referentes ao pleito de outubro e sobre candidatos. Os assistentes virtuais funcionam por meio das contas do Tribunal no Twitter (@TSEjusbr) e no Facebook Messenger (@TSEJus). Para interagir com os programas, basta o eleitor enviar mensagens a eles. Os assistentes funcionam como “perfis” com quem o usuário dialoga. No Facebook, basta o usuário procurar o perfil do TSE e enviar uma primeira mensagem. Em seguida, aparecerão diversas opções, como “dúvidas frequentes”, “situação eleitoral”, “quitação eleitoral” e “candidatos”.

Tretaqui

Diversas organizações lançaram o site Tretaqui. A página traz um canal de denúncias contra discursos de ódio e discriminação nestas eleições. Eleitores podem apontar comportamentos condenáveis de candidatos e candidatos podem denunciar se forem vítimas de ataques na web por meio de conteúdos preconceituosos ou agressivos. As denuncias serão encaminhadas para o Ministério Público Federal para apuração.

Dúvidas

Em se confirmando a polarização mais radical dos últimos tempos numa eleição presidencial (esquerda x extrema direita), para onde migrarão os demais candidatos? Geraldo Alckmin que bate desde o começo em Bolsonaro vai apoiá-lo, como já faz boa parte do Centrão que deveria estar com o PSDB?

 

Gostou? Compartilhe