Mostra resgata o tropeirismo

Ao todo, 16 entidades tradicionalistas irão desfilar em comemoração as tradições gaúchas

Por
· 3 min de leitura
Preparativos para o desfile começam ainda na semana anteriorPreparativos para o desfile começam ainda na semana anterior
Preparativos para o desfile começam ainda na semana anterior
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Durante duas semanas, o município esteve repleto de atividades que reforçavam as tradições e a cultura gaúcha. O feriado de quinta-feira (20) marca o encerramento dos Festejos Farroupilhas. Para isto, a avenida 7 de Setembro, em frente ao Parque da Gare, vai receber o desfile militar, e em seguida o desfile temático da 26ª Amostra da Cultura Gaúcha, com as 16 entidades tradicionalistas. O evento tem início às 8h.

 

O tema este ano é resgatar o tropeirismo em Passo Fundo, desde sua fundação em 1857 até os dias de hoje. Cada entidade irá desfilar apresentando uma atividade das tropas, como o modo de vida, os arreios e as estâncias, a dança e a fundação de vilas, povoados e abertura de estradas, além de uma homenagem ao primeiro tropeiro, Cristóvão Pereira de Abreu.


Os Festejos Farroupilhas foram abertos oficialmente no dia 2 de setembro, com a solenidade de fusão do Fogo Simbólico com a Chama Crioula, ocorrida no Parque de Rodeios da Roselândia.O desfile é uma realização da Prefeitura de Passo Fundo, 7ª Região Tradicionalista e Governo do Estado.


CTG Osório Porto
O CTG Osório Porto é a 14ª ala a passar pela avenida 7 de Setembro. Eles são responsáveis por apresentar os caminhos que os tropeiros realizavam e demostrar suas vestimentas, em uma época que os homens não usavam bombachas, e as prendas não usavam vestidos. Para isto, uma carreta irá transportar os patronos que levarão a tradicional panela de ferro, a chaleira, o chimarrão, o cavalo, e o fogo de chão. Cerca de 50 pessoas irão desfilar pelo CTG.


Um dos destaques do desfile este ano, é o tema escolhido. Os tropeiros, que em sua maioria eram paulistas e mineiros, tinham como destino Sorocaba, em São Paulo. Assim, eles passavam pelo Sul do Rio Grande do Sul, e Passo Fundo acabou se tornando uma rota frequente. “O tema é muito importante, porque é um resgate do passado. É uma forma de mostrar para os tradicionalistas mais jovens como era o tropeirimo e que isto faz parte da história do povo gaúcho”, comenta a vice-coordenadora da 7ª Região Tradicionalista, Clair Gai Freitas. Ela considera o CTG Osório Porto como sua entidade mãe.


Para o desfile, a entidade começa com as reuniões um mês antes, e os ensaios nas duas semanas anteriores ao 20 de Setembro. O tema que cada entidade irá apresentar, é escolhida pela 7ª Região Tradicionalista. Como lema “Gineteando as tradições do Rio Grande para orgulho do Brasil”, o CTG Osório Porto tem em torno de 1 mil associados que participam das atividades. “Eu vejo que hoje o melhor lugar que eu tenho para mim participar, levar a família e os filhos, é o CTG. Aqui as pessoas não aprendem só a gostar de churrasco e tomar chirmarrão, elas aprendem sobre a história e a tradição gaúcha. E os desfiles do 20 de Setembro ficam muito marcados na memória. Cada ano é uma história e uma emoção diferente”, disse o patrono do CTG, Adélio Gomes. A entidade divide a apresentação com o CTG União Campeira.
Ao meio-dia de quinta-feira (20) o CTG irá oferecer o tradicional churrasco, no valor de R$30,00 por pessoa. À noite terá a Tetúlia livre, como prato principal o carreteiro e o feijão, por R$15,00. A expectativa é que para o almoço, sejam recebidos em torno de 300 pessoas.


Veja como vai ser o desfile
1ª ala – O primeiro tropeiro: Cristóvão Pereira de Abreu
Entidade responsável: GCT Cavaleiros do Planalto Médio

2ª ala – O modo de vida dos tropeiros: vestimenta, comida, bebida
Entidade responsável: CTG Moacyr da Motta Fortes

3ª ala – Os poucos e sesteadas dos tropeiros
Entidade responsável: Trovadores

4ª ala – A dança dos tropeiros: do bailar Biriva às danças tradicionais
Entidade responsável: CTG Tropel de Caudilhos

5ª ala – O tropeirismo na fundação de vilas e povoados e abertura de estradas
Entidade responsável: CTG Lalau Miranda

6ª ala – Os tropeiros e o comércio e a economia
Entidade responsável: CTG Estância Nova

7ª ala – As tropas (gado, mulas, perus), os arreios e suas utilidades
Entidade responsável: CTG Amigos da Tradição

8ª ala – Os tropeiros, as estâncias e a importância do charque
Entidade responsável: DT Juvenil

9ª ala – Passo Fundo no caminho das tropas (Pousos no Boqueirão, arroio Lava Pés de boa aguada, chafariz da Mãe Preta)
Entidade responsável: CTG Dom Luiz Felipe de Nadal

10ª ala – Passo Fundo no caminho das tropas (Avenida do Comércio, corredor do comércio)
Entidade responsável: DT Simpasso

11ª ala – Passo Fundo no caminho das tropas (O shopping Center)
Entidade responsável: CTG Eduardo Müller

12ª ala – Passo Fundo no caminho das tropas (Redução Jesuítica Santa Tereza)
Entidade responsável: CTG Fagundes dos Reis

13ª ala – Passo Fundo no caminho das tropas (Travessia do rio Passo Fundo e a reserva indígena Mato Castelhano)
Entidade responsável: GCT Cavaleiros do Mercosul

14ª ala – Tropeiros: quem eram. Os caminhos das tropas
Entidade responsável: CTG Osório Porto e União Campeira

15ª ala – Danças de integração
Entidade responsável: Departamento Artístico da 7ª Região

Gostou? Compartilhe