Prefeitura prepara primeiro licenciamento ambiental do cemitério municipal da Vera Cruz

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Prefeitura de Passo Fundo está preparando por meio de avaliação técnica de empresa especializada, a elaboração do primeiro licenciamento ambiental da história do Cemitério municipal da Vera Cruz, que nunca havia sido realizada em mais de 120 anos de fundação.
 
A empresa deverá realizar pesquisa para avaliar a possibilidade de contaminação ou outro tipo de impacto ambiental no próprio cemitério e da vizinhança, em relação a contaminação do lençol freático pelo necreochorume (tipo de chorume produzido pela decomposição dos cadáveres). 

O processo licitatório visando a contratação da empresa foi assinado e conforme o termo de referência, a empresa contratada também executará sondagens e análises ambientais, bem como, outras intervenções necessárias para adequação do cemitério às normas exigidas.

A principal ação dessa pesquisa, será para elaborar o licenciamento ambiental, conforme o secretário de Transportes e Serviços Gerais, Cristiam Thans, pasta responsável pelos cemitérios municipais, é verificar se existe algum tipo de contaminação ou dano causado pelo cemitério no meio ambiente, já que o mesmo funciona dentro da cidade. “A partir do projeto que também será elaborado, alguma correção que poderá ser feita pelo município minimizará qualquer tipo de impacto ambiental que possa vir ser verificado”, afirmou.

A Prefeitura de Passo Fundo está cumprindo uma solicitação do Ministério Público e o cumprimento de resolução do Conama (Conselho Nacional de Meio Ambiente), por meio das resoluções de 335/2003 e 368/2006, estabeleceu critérios para a implantação de cemitérios.

O prazo para a entrega da documentação técnica e a execução dos poços de monitoramento e relatórios é de 60 a 90 dias após a contratação da empresa.

História
Fundado em 1902, o Cemitério da Vera Cruz é parte da história de Passo Fundo. Ele surgiu da união dos cemitérios que existiam na época, um no Centro, perto da Praça Marechal Floriano, e o outro protestante, que ficava em frente ao quartel do Exército. 

Gostou? Compartilhe