OPINIÃO

Fatos 22.09.2018

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Carga das urnas
Encerrada a fase de treinamento de mesários, o Cartório eleitoral de Passo Fundo começa o processo de geração de mídias, carga das urnas e conferência das informações. Passo Fundo concentra duas zonas eleitorais: a 33ª e a 128ª, responsáveis pela atualização e verificação de 464 urnas eletrônicas. São 229 na 33ª, distribuídas entre os municípios de Pontão, Coxilha e parte de Passo Fundo; e 235 urnas na 128ª, entre Passo Fundo, Ernestina e Mato Castelhano. Este procedimento que consiste em repassar para a urna os nomes e números de todos os candidatos e eleitores que votam nas respectivas seções eleitorais é precedido de uma checagem técnica e física do equipamento, que inclui a atualização do software. Um outro número de urnas, que não chega a 10% do total fica à disposição da Justiça para o chamado contingenciamento, em caso de pane técnica no dia da eleição.

 

Guinada de Geraldo
A campanha eleitoral entra na fase decisiva. As próximas duas semanas serão de vale tudo.A disputa pelo segundo turno não está definida. Tem muita água para rolar. Lembram de 2014? Marina Silva (PSB/Rede) estava no segundo turno com Dilma Rousseff. Teve a imagem desconstruída pelos adversários e Aécio Neves, PSDB, virou o jogo. Na propaganda de quinta-feira, o tucano Geraldo Alckmin dá uma guinada. Mais agressiva, mira Jair Bolsonaro, PSL, e Fernando Haddad, PT.


Mourão em Passo Fundo
O vice de Jairo Bolsonaro, general Mourão tem agenda segunda-feira, em Passo Fundo. Carreata, adesivaço e almoço programados pela receber o general, que andou levando uma carraspana do patrão por declarações desastrosas.


Tópicos do feriado
* Patrícia Pilar delcara voto ao ex-marido Ciro Gomes e desmente informação de que teria sido agredida por ele.
* Fátima Bernandes também desmente que nunca reformou a casa do agressor do presidenciável Jair Bolsonaro.
* Capa da The Economist ( a revista mais liberal impossível), Bolsonaro ´´e tratado como uma ameaça para a América Latina. A revista afirma que o Brasil tem uma economia que é um desastre, as finanças públicas sob pressão e a política podre.
* Haddad cola na imagem de Lula e a vice Manuela D ´Ávila passa despercebida nesta primeira semana de campanha.

Gostou? Compartilhe