O município de Quatro Irmãos é exemplo quando o assunto for preservação do Patrimônio Histórico Ex. Distrito de Erechim foi criado por força de lei em 16 de abril de 1996 parte dos 286 Km² foi desmembrado de Jacutinga. Com 1.672 habitantes, distribuídos na área urbana e rural, Quatro Irmão não possui acesso asfáltico, situação de pelo menos outros setenta municípios do RS. Para compensar as estradas que ligam sua sede a Erechim e Erebango estão em excelente estado de conservação.
I I
Sua origem remonta a Fazenda Quatro Irmãos e seus 92 mil hectares foram adquiridos no ano de 1909 pela Jewish Colonization Association – ICA. Dois anos após os primeiros imigrantes judeu, oriundos da Europa Oriental desembarcam na plataforma da Estação Erebango, referência para o empreendimento. Nas seis décadas seguintes o projeto teve avanços e recuos, e a produção agrícola e a extração da madeira impulsionou a economia. Quando em 1962 a ICA vendeu as últimas áreas, encerrando suas atividades, a triticultura já havia se consolidado.
I I I
O vínculo dos descendentes de judeus que trocaram Quatro Irmãos por outras cidades do RS e do Brasil se mantém. O antigo Hospital Leopoldo Cohen, construído no ano de 1932, foi preservado e tombado como Patrimônio Histórico Municipal. O mesmo com o Cemitério Judaico de Quatro Irmãos. Com o apoio do poder público, e coordenado pelo Instituto Cultural Judaico Marc Chagall, a Federação Israelita do RS consolidou o projeto que criou no local o Centro Cultural e o Memorial da Imigração Judaica.
I V
Conhecida como Cidade-Símbolo da Imigração Judaica no Brasil, Quatro Irmãos faz por merecer. Com frequência grupos de pessoas, inclusive do exterior, visitam o Memorial da Imigração e o Cemitério Judaico. Instalado no sobrado do Centro Cultural, o Memorial remete o visitante as primeiras décadas do século passado através dos painéis que reproduzem imagens, dados e textos cuidadosamente elucidativos. Além de auditório o mobiliário e equipamentos do antigo hospital é um atrativo aparte.
Curtas:
# Diferentemente das anteriores a campanha eleitoral em curso ainda está restrita a rádio, TV e redes sociais.
# Com exceção dos dirigentes partidários, vereadores e cabos eleitorais, os comitês de campanha, ao menos em Getúlio Vargas, estão às moscas.
# As tradicionais panfletagens pelas ruas e no comércio podem ser contadas nos dedos das mãos.
# Alguns candidatos a deputado estadual e federal estão utilizando o serviço prestado pelos Correios para distribuir o material impresso.
# Definitivamente a militância espontânea, que marcou a redemocratização brasileira a contar dos anos oitenta do século XX, ficou apenas na lembrança.
# Maior colégio eleitoral da região, Erechim continua sendo prioritário para a visita dos candidatos ao Palácio Piratini.
# Eduardo Leite (PSDB), ex. prefeito de Pelotas e candidato ao governo do Estado foi recebido na sexta-feira (21).
# Além de uma caminhada pelas ruas centrais da Capital da Amizade, o candidato tucano participou de um encontro com correligionários .
# O diretório municipal do PT de Erechim trabalha com a possibilidade da coordenação da campanha de Miguel Rossetto incluir a cidade no roteiro.
# Mateus Bandeira, candidato a governador pelo Partido Novo é aguardado em Erechim pelos correligionários nesta terça-feira (25).
Dito & Feito:
O prefeito Mário Luiz Ceron (PTB) esteve na semana que passou em Brasília com o objetivo de efetivar projetos em andamento para Ipiranga do Sul. Também tratou no Dnit e Ministério dos Transportes do processo de pavimentação da Transbrasiliana.