Passo Fundo fecha o mês com saldo positivo

Município registra 149 vagas no Caged de agosto. No acumulado do ano, foram criados 205 postos de trabalho com carteira assinada

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Depois de quatro meses no negativo, Passo Fundo abriu 149 vagas de emprego formal em agosto. Ao total, foram 2.267 contratações e 2.118 demissões no período. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho. No acumulado do ano, o saldo é de 205 postos de trabalho. Nos setores, o melhor resultado foi do comércio, que fechou o mês com 122 postos de emprego. Logo atrás, a indústria da transformação também ficou com saldo positivo, com 56 vagas. As demissões foram marcadas pelos serviços, que ficaram com saldo de -49 postos.

 

No Brasil
Apenas a agricultura apresentou mais demissões do que contratações. Os demais setores da atividade econômica, como indústria, serviços, construção civil e comércio, registraram saldo positivo no número de admissões, em comparação com o de desligamentos. A expansão do nível de emprego no setor foi de 66 mil postos de trabalho, mais da metade das 110.431 novas vagas criadas no mês passado. Os sete setores com resultado positivo foram: extrativa mineral, indústria de transformação, serviços industriais de utilidade pública, construção civil, comércio, serviços e administração pública.


Os principais subsetores que tiveram saldo positivo foram o de ensino, serviços médicos e odontológicos, alojamento e alimentação, administração de imóveis, transportes e comunicações. Proporcionalmente, a maior alta foi na construção. Com 11 mil novos empregos formais, o setor cresceu 0,57% em comparação com julho, apresentando bons resultados em obras de edifícios e instalações industriais especialmente em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.


Já o setor de comércio foi impulsionado tanto pelas vendas no mercado varejista quanto no atacadista. A indústria de transformação registrou alta de emprego nos ramos alimentício, de bebida, químico, mecânico, madeireiro, dentre outros. Por outro lado, foram apresentadas quedas no número de admissões da indústria de borracha e fumo, na de vestuário e têxtil.


Divisão regional
Segundo o Ministério do Trabalho, 22 unidades da Federação tiveram saldo positivo de vagas em agosto. Os cinco estados com desempenho negativo foram Acre, Sergipe, Rio Grande do Sul, Espírito Santo e Maranhão. A primeira colocada foi a Paraíba, com a abertura de mais de sete mil empregos, crescimento de 1,85% em relação ao mês anterior. Em seguida vêm, proporcionalmente, os estados de Alagoas, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Pará e Amapá. Com os dados, a região do Nordeste apresentou um crescimento percentual superior às demais regiões.


Saldo de Passo Fundo em 2018
Janeiro 41
Fevereiro 136
Março 838
Abril -696
Maio -236
Junho -98
Julho -3
Agosto 149

Gostou? Compartilhe