Um impasse entre lideranças caingangues da reserva de Votouro está impedindo o retorno das famílias acampadas há quatro meses e meio, na sede da Funai de Passo Fundo para a aldeia. Na terça-feira, elas foram alertadas pela Polícia Federal de que o prazo limite para permanecer no prédio termina nesta sexta-feira.
O problema, segundo Edison de Oliveira Pires, está no fato de as lideranças nao aceitarem o retorno de seis famílias para Votouro. São os chamados transferidos. "Saímos de lá em busca de nossos direitos, para lutar por Justiça. Queremos voltar todos juntos", alega. Ele aponta ainda, a falta de segurança no local, como outro motivo pela demora no retorno. "Queremos a presença da polícia lá pelo menos uns dois meses. Depois as coisas vão se acalmando. Mas do jeito que está fica difícil", observa. Vereador no município de Benjamin Constant do Sul, Edson afirma que a intenção deles é manter as famílias presas por pelo menos 10 dias na cadeira dentro da reserva.
Caso
Os conflitos iniciaram com o assassinato do jovem Vitor Hugo dos Santos Refey, 22 anos. O crime aconteceu em 8 março deste ano, dentro da reserva de Votouro, no município de Benjamin Constant do Sul.
Na oportunidade, um grupo de indígenas armados com espingara, foi até a residência do pai do rapaz, Neri Francisco Refey, e atirou contra as vítimas. No local, havia mulheres, crianças e uma idosa. Atingido nas cosas, Vitor foi levado pelo próprio pai até o hospital de Benjamin Constant e posteriormente transferido para Erechim, mas não resistiu. Outras dois índios ficaram feridos.
No mês de maio, Natan Hochmann, de 21 anos, sobrinho do prefeito da cidade, Itacir Hochmann, foi morto quando passava de carro pela Reserva. Segundo a polícia, o prefeito foi até o local depois do fato e foi mantido em cárcere privado e torturado por indígenas.
Operação
No dia 2 de agosto, mais de 200 homens da Polícia Federal, Brigada Militar e Exército Brasileiro realizaram a Operação Terra Sem Lei, dentro da Reserva de Votouro com a missão de cumprir 14 mandados de prisão preventiva e 18 de busca e apreensão na Reserva do Votouro, em Benjamim Constant do Sul. Três pessoas foram presas.