Vezes por outra surgem teses acerca da falta de segurança da urna eletrônica. E não tem sido diferente no processo eleitoral em curso. O tema mexe com o imaginário das pessoas. Pauta as discussões nas redes sociais, na imprensa, e até nos debates, como o realizado entre os presidenciáveis na quarta-feira (26) pela UOL, Folha e SBT. O trabalho realizado pela Justiça Eleitoral brasileira é reconhecido mundialmente. Ela trabalha para que a votação seja eficiente, segura e transparente.
I I
Há três anos o Tribunal Eleitoral do RS vem realizando campanhas para o alistamento, revisão dos dados ou mudança de domicílio. De igual modo coletando os dados biométricos. Dos 497 municípios do RS o processo foi concluído em 426 e a previsão é que até 2022 ocorra com os demais. Dos seis municípios que integram a 70ª Zona Eleitoral apenas em Getúlio Vargas, que possuí 13.343 eleitores a identificação não se dará pela verificação biométrica da impressão digital.
I I I
Na quarta-feira (26) os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitaram pela maioria o pedido feito pelo PSB para evitar o cancelamento dos títulos de eleitores não cadastrados por biometria. Deste modo cerca de 3,3 milhões de eleitores não vão poder votar no próximo domingo (07) e nem no segundo turno. Dos 4.839 eleitores do município de Estação 16 não realizaram o cadastramento por biometria.
I V
Em Sertão, o terceiro maior em número de eleitores na 70ª Zona Eleitoral 15 dos 4.723 eleitores estão impedidos de votar devido à decisão do STF. O mesmo com três dos 1.823 eleitores de Ipiranga do Sul, oito dos 2.525 eleitores de Erebango, e três dos 1.814 eleitores de Floriano Peixoto. Mérito ao trabalho da equipe do Cartório Eleitoral da Comarca de Getúlio Vargas que é capitaneado Luís Fernando Brustolin.
Curtas:
# A instalação do Posto de Criminalística na cidade de Erechim esteva na pauta da reunião dos prefeitos da Amau ocorrida nesta semana.
# Dois Médicos e dois peritos já realizaram o treinamento, mas o Instituto Geral de Perícia (IGP-RS) já avisou que não está prevista a contratação de novos técnicos.
# Pela abrangência do Posto de Criminalística seriam necessários cinco técnicos, mas apenas dois estão lotados sendo que um está aguardando para entrar em laudo.
# Presente no encontro Ricardo Ducks, Coordenador Regional do IGP solicitou aos prefeitos que cobrem do governo do Estado à nomeação de peritos.
# O Posto de Criminalística vai ser instalado junto ao Seminário de Fátima tão logo as reformas sejam concluídas e aluguel será bancado pela Prefeitura de Erechim.
# A segurança pública está na ponta da língua dos candidatos ao Piratini e até os peixinhos do chafariz da Praça Flores da Cunha sabem que sem os recursos dos Consepros a crise no setor seria ainda mais dramática.
# Os candidatos a deputado estadual e federal com domicilio eleitoral na região atenderam o convite para o encontro realizado na noite de quarta-feira (26).
# O evento, realizado no Polo de Cultura da ACCIE, em Erechim, foi uma iniciativa da entidade anfitriã, CDL, Sindilojas AU, Sindivest AU, Sindicato Rural de Erechim e Observatório Social.
# Inicialmente o público ouviu os candidatos a Câmara Federal: André Jucoski (PDT), Carlos Pomagerski (PP), Ito Müller (PPS), Paulo Polis (MDB) e Sandra Picoli (PCdoB).
# No momento seguinte os postulantes ao Palácio Farroupilha: Claudemir de Araújo (PTB), Elves Palkewich (PRB), Gilberto Capoani (MDB), Kaká Cofferi (PP), Lucas Farina (PT), e Paparico (PR).
Dito & Feito:
A aplicação dos recursos públicos é levado a sério em Floriano Peixoto. Prova disso foi o número de pessoas na audiência realizada na manhã de quarta-feira (26) na Câmara de Vereadores.