Morar na região central da cidade ainda é primeira opção de escolha para quem busca comodidade e as facilidades encontradas nessa região, principalmente para quem procura rapidez e economia no dia a dia, seja de tempo ou de dinheiro. Embora seja a região mais agitada dos centros urbanos, com intenso fluxo de trânsito, morar no centro é vantajoso, e mesmo que a cidade não seja tão grande, é lá que estão as maiores oportunidades. Não que os bairros mais afastados fiquem para trás no quesito vantagens, mas cada região tem as suas características especificas.
Na região central, tudo fica mais perto: supermercado, cinema, centros comerciais, restaurantes, hospitais, escolas e faculdades. É no centro, ou próximo a ele, onde se encontra grande parte das oportunidades de trabalho. Com a possibilidade de abrir mão do carro por conta do acesso facilitado aos locais exigidos pelo dia a dia, os moradores de empreendimentos localizados próximos ao local de trabalho também jogam a favor da sustentabilidade, deslocando-se a pé, utilizando transporte público ou carona para distâncias maiores.
Ou seja, as vantagens são inúmeras. Vantagens estas que são muito atrativas para quem está buscando o primeiro imóvel para alugar ou comprar. Os públicos são bastante diversos: estudantes, jovens profissionais, recém-casados, idosos, enfim, todos aqueles, que independente da idade ou situação financeira, querem estar próximos a esse leque de oportunidades.
Embora a região central concentre uma grande quantidade de empreendimentos comerciais, é sabido que o centro, por suas características acima citadas, também concentra um grande número imóveis residenciais, para atender a essa demanda cada vez mais crescente. Passo Fundo, por ser uma cidade referência, acaba por atrair um grande número de novos moradores, vindos em sua grande maioria de municípios próximos, que chegam a cidade atraídos pelas novas oportunidades de trabalho ou mesmo para estudar.
Dessa forma, embora a oferta de imóveis para alugar ou comprar seja considerada satisfatória, alguns tipos de habitação tem consequentemente uma oferta aquém do que o mercado demanda. Imóveis do tipo kitinete e um dormitório são muito procurados por esse perfil de público. Encontrar uma unidade ideal às vezes demanda tempo e esforço, e na sua grande maioria, tem valores acima dos praticados nos bairros mais distantes da região central.
Outra característica bastante procurada por quem busca um imóvel desse perfil é a mobília. Mobiliar um imóvel requer tempo e principalmente investimento financeiro. Para aqueles que necessitam alugar um apartamento por tempo limitado, por exemplo, para cursar uma faculdade, nem sempre é vantajoso ou mesmo necessário, dispender recursos para isso. Mais fácil pegar pronto.
Essa mudança de comportamento tem levado proprietários e o mercado da construção civil a se adaptarem a esse novo perfil de consumidor. No caso de proprietários, a melhoria na infraestrutura tem se mostrado bastante vantajosa, pois além de acelerar a prazo de locação, o investimento tem retorno garantido em poucos meses. As construtoras por sua vez tem estado atentas, passando a oferecer mais empreendimentos adaptados a esse nova realidade, indo além de apenas unidades mobiliadas, mas pensando no bem estar no bem estas de quem vai morar, oferecendo serviços coletivos, como lavanderias, espaços de trabalho, bicicletas compartilhadas, e muitas áreas de lazer coletivo, tudo para tornar mais prática a vida de quem procura por este perfil de imóvel, assim como garantir maior rentabilidade para quem quer investir nesse tipo de imóvel. No final, todos saem ganhando.