Interditada desde o início de julho, a Unidade Básica de Saúde (USB), Jaime Debastiani, no bairro Jerônimo Coelho, será reaberta na próxima semana. Pertencente ao Estado e cedido ao município, o prédio teve de passar por reformas nos últimos três meses. Neste período, o atendimento aos moradores daquela região precisou ser transferido para as unidades Nossa Senhora Aparecida e Jardim América.
A interdição ocorreu após um protesto realizado por moradores indignados com o atendimento parcialmente interrompido. Em dias de chuva, a água infiltrava do telhado. Além de provocar alagamento, inviabilizando os serviços, aumentava consideravelmente os riscos de danos na rede elétrica.
A primeira providência foi a construção de uma cobertura no espaço destinado para a caixa d´água. As saídas das calhas também foram ampliadas para garantir a vazão da água. Para evitar acúmulo das folhas, responsáveis pelo entupimento das calhas, todas as árvores ao redor do prédio foram cortadas.
A parte interna recebe os últimos retoques na pintura. Segundo a secretária de saúde, Carla Beatrice Gonçalves, a rede elétrica não chegou a ser afetada com as constantes infiltrações. "A partir de quinta ou sexta-feira desta semana vamos iniciar a mudança dos móveis. Na próxima semana, a Unidade deve voltar a atender a população", projeta.
Considerada referência nos setores de cardiologia e fisioterapia, a UBS Jaime Debastiani atende uma população de aproximadamente quatro mil pessoas. Entre as unidades de saúde existentes em Passo Fundo, ela é a única que não foi construída pelo município. Conforme a secretária, a Procuradoria Geral do Município (PGM), está encaminhando ao Estado um pedido de doação do prédio ao município.