Alimentação saudável e orgânica

A Feira oferece à comunidade uma diversidade de mais de 60 produtos naturais

Por
· 1 min de leitura
Feira Ecológica proporciona sustento para quem produz e saúde para quem consomeFeira Ecológica proporciona sustento para quem produz e saúde para quem consome
Feira Ecológica proporciona sustento para quem produz e saúde para quem consome
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Uma proposta formada pelo anseio de agricultores em trabalhar sua terra de maneira sustentável na produção de alimentos orgânicos. Há 21 anos, a Feira Ecológica proporciona saúde para quem consome e sustentação para quem produz, além de ser um ponto de encontro, cultura e conhecimento. Hoje, são cinco feiras realizadas nos principais pontos da cidade, que oferecem mais de 60 tipos de produtos, como temperos, verduras e legumes, farinhas, chimias, pães e bolos. Em algumas feiras, o artesanato também está presente.


A primeira edição da Feira foi realizada na praça Irmã Maria Catarina, próxima ao Colégio Fagundes dos Reis, e posteriormente na praça Antonino Xavier, próxima ao Hospital da Cidade, e que ainda ocorrem todos os sábados, das 6h às 12h. Agora, devido ao aumento da busca por esse tipo de alimento, são realizadas outras três feiras. Uma é realizada quinzenalmente na Universidade de Passo Fundo (UPF), nas terças-feiras, das 10h às 17h. Na praça Santa Terezinha, todos os sábados, das 7h30mim às 12h, e mais recentemente, na Universidade da Fronteira Sul (UFFS), todas as terças-feiras, das 8h às 14h.


A Feira é realizada por agricultores associados da Cooperativa Mista e de Trabalho Alternativa (Coonalter). Os feirantes são provenientes de Passo Fundo e de municípios vizinhos, entre eles Ibiaça, Sananduva, Vila Maria, Marau, São Domingos do Sul, Casca, Santo Antônio do Palma, São João da Urtiga, Carazinho e Três Arroios. "A primeira decisão é do próprio agricultor possuir vontade de trabalhar sua terra sem agroquímicos e pensar na sustentabilidade da propriedade de um maneira ética e coerente. Não é impossível, é uma decisão de vida", explica a presidente da Coonalter, Maristela Finatto Ferro.


Uma das grandes dificuldades relacionadas a saúde das pessoas hoje, é a distância com produtos naturais, e para mudar este panorama, há uma grande quantidade de agricultores aderindo a esta nova proposta. É importante que os consumidores saibam a origem dos alimentos. "A gente convida a comunidade a participar das feiras para saber como funciona a agricultura e ver que esses alimentos também são ricos em nutrientes. O mais magnífico é o consumidor olhar nos olhos do produtor e entender daonde vem o alimento, que é limpo e pode ser consumido com tranquilidade", relata Maristela.


Rede Ecovida
Os produtos comercializados na Feira Ecológica e a propriedade do agricultor são certificados pela Rede Ecovida de Agroecologia, a fim de cumprir os requisitos necessários acerca da produção orgânica. A rede é formada por grupos de agricultores da região sul do Brasil, com o intuito de promover a agroecologia e a certificação a um custo viável.

Gostou? Compartilhe