Sete empresas apresentam propostas

A Traçado, de Erechim, foi a quem apresentou a melhor proposta de desconto para realizar a obra

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Projeto do novo terminalProjeto do novo terminal
Projeto do novo terminal
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A empresa Traçado de Erechim foi a que apresentou o maior desconto para realizar a obra do Aeroporto Lauro Kortz. Depois de cinco reagendamentos, as propostas foram abertas ontem à tarde na Celic. Agora, a empresa possui quatro dias úteis para enviar a documentação para a Secretaria de Transportes fazer a análise técnica. A documentação inclui a comprovação de que ela tem condições técnicas para realizar a obra. A decisão final será anunciada no dia 18 deste mês.

 

Inicialmente, a reforma foi orçada em R$ 55 milhões, mas um adaptação técnica no andamento do processo reduziu o valor para R$ 53 milhões. A Traçado apresentou uma proposta que garante um desconto sobre o valor inicial de 19,16%, baixando o orçamento para em torno de R$ 43 milhões. O pagamento será feito com recursos oriundos da União e contrapartida do Estado. O dinheiro está garantido por meio de termo de cooperação firmado entre os órgãos no fim do ano passado.

 

Caso a Secretaria de Transportes reprove a documentação no dia 18, quem assume a responsabilidade é a Gaia Rodovias, de Santa Catarina, que apresentou 18,95% de desconto. Ao todo, sete empresas participaram do edital de licitação. A vencedora do processo é responsável pela elaboração dos projetos executivos e a execução das obras.“Eu e Pedro Daneli acreditamos que se ela deu esse valor é porque tem condições de fazer a obra. Nós precisamos ter paciência, mas agora com mais calma, porque a cobrança era muito grande antes”, disse o vereador Paulo Neckle, que acompanhou de perto a licitação, ao lado do presidente da Câmara, Pedro Daneli.

 

A Câmara, por meio da Comissão Especial que acompanhou o processo do aeroporto teve uma atuação significativa para garantir que o Lauro Kortz fosse contemplado com investimentos federais disponibilizados para o sistema aeroportuário. Como salienta Neckle, o aeroporto de Passo Fundo é o único que, neste momento, ganhou recursos. “No Rio Grande do Sul, outros aeroportos, como o de Santo Ângelo, foram elencados dentro dos investimentos. Porém, somente o de Passo Fundo permaneceu na lista. Isso se deve a uma luta da Câmara, do Executivo, das entidades de classe e de ensino, que, mesmo sabendo que seria um processo demorado, mantiveram as cobranças. Foram muitas viagens e reuniões para que essa obra, finalmente, saia do papel”, enfatizou.

 

A contratação da empresa ocorre mediante o Regime Diferenciado de Contratações (RDC), que permite a combinação integrada de serviços e, portanto, permite uma maior agilidade.


Projeto

A reforma e ampliação do Aeroporto Lauro Kortz abrange a construção de novo terminal de passageiros com 2,1 mil metros quadrados, esteira de carregamento de bagagens, instalação de equipamentos para melhorar os pousos e decolagens das aeronaves (especialmente em dias de neblina ou chuva), ampliação das cabeceiras, novo pátio de aeronaves, pista de taxiamento para até seis aeronaves e capacidade de atendimento de até um milhão de passageiros por ano. A ampliação traz a possibilidade de mais companhias demonstrarem interesse pelo aeroporto. A nova Seção contra Incêndio também aumenta o nível de segurança e faz com que grandes companhias tenham condições de trabalhar no aeródromo, ligando Passo Fundo a novos lugares.

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