OPINIÃO

Fatos 11.10.2018

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Campo aberto
Os candidatos a deputado federal receberam mais de 100 mil votos dos eleitores de Passo Fundo. Segundo dados da Justiça Eleitoral foram 104.383 votos válidos que incluem candidatos e legendas. Brancos somaram 10.175 e Nulos, 4.599. Deste total, os candidatos por Passo Fundo somaram 36.623, ou cerca de 35%. Os demais candidatos que pingaram votos na cidade fizeram quase o dobro, 62.422. Os melhores desempenhos foram de Márcio Patussi, PDT, (12.377), Rodinei Candeia, PP, ( 8.767) Saul Spinelli, PSB, (7.309). Alex Necker, PCdoB, fez 3.621, e Eloí Costa, MDB, 3.559. Baixíssimas foram as votações para Elgiane Lago, PSB, 513, Celso Dalberto, PSOL, 381, e Eder Dias, PSTU, 106 votos. O cenário é favorável ao prefeito Luciano Azevedo para 2022. Tem mais dois anos de mandato à frente da prefeitura, um ano para fazer a transição e organização e outro para trabalhar visando a Câmara dos Deputados. Possivelmente fará dobradinha com Saul Spinelli que pode ser o candidato a deputado estadual pelo PSB.

 

Fugiu do controle
As notícias falsas fugiram completamente do controle. As agências de checagem não conseguem dar conta da demanda, tamanho é o volume de informações falsas circulando nas redes sociais sobre tudo, sobre todos e as mais variadas bobagens. O canal que da vazão as deseinformações é o WhatsApp. Longe do controle, fechado em grupos ou individualmente, o compartilhamento de imbecilidades beirar a crime.

 

Recado
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, PSDB, manifestou-se ontem pelo twitter sobre a onda de violência nestas eleições. “A marcha da insensatez continua. A despeito das belas palavras de respeito à Constituição (que o vento leva) ditas pelos dois candidatos. Assassina-se líder afro na Bahia e se ameaçam jornalistas. Quem protesta? Não me calo e não me calarei contra desmandos, ganhe quem ganhar”, disse.

 

Neutro

A polarização extremada na eleição presidencial tem gerado uma situação surreal. Os partidos estão liberando seus filiados, sem comprometer-se com este ou aquele e, muitas lideranças têm anunciado neutralidade no processo. Neutralidade é a palavra de ordem. 

 


Os Memes salvam
Só os memes para aliviar a tensão eleitoral. Sinal de que uma parcela do povo brasileiro, não perdeu o bom humor e nem a esperança.

Gostou? Compartilhe