Feira do Conhecimento
Estimular a prática da pesquisa científica, promovendo o desenvolvimento das habilidades de comunicação, da criatividade e da capacidade inventiva e investigativa, nas diversas áreas do conhecimento: foi com esse objetivo que o Colégio Notre Dame promoveu, entre terça (2) e sexta-feira (6), a XI edição da Feira do Conhecimento Notre Dame (FECOND). A iniciativa, que envolveu os educandos matriculados em todos os segmentos de ensino oferecidos pela instituição, vem ao encontro de um dos Princípios da Rede de Educação Notre Dame, que diz respeito ao incentivo à pesquisa. Nesse sentido, como descreve a diretora escolar, Irmã Elci Favaretto, a realização da Feira representa uma forma de dinamizar o processo educativo, pois pressupõe a atuação direta em projetos. Para que os educandos pudessem apresentar à comunidade educativa uma parcela dos saberes construídos durante o ano letivo, stands foram instalados na Área Coberta do educandário. A cada dia de realização da FECOND, eles foram ocupados por diferentes estudantes.
AutoCAD 2D e 3D
O AutoCAD é uma ferramenta de desenho que facilita o trabalho de diversos profissionais, além de auxiliar na produção de projetos das áreas de Engenharia, Arquitetura e Design, possibilita a visualização de detalhes dos projetos com precisão. Ciente das vantagens que essa qualificação traz, o Senac Passo Fundo está com matrículas abertas para o curso de AutoCAD 2D e 3D. As aulas iniciam em 23 de outubro, com encontros às terças e quintas-feiras, das 19h às 22h. Com 111 horas, o curso prepara o participante para o planejamento e desenvolvimento de desenho assistido por computador em 2D e 3D, a partir de ferramentas, formas e projetos, utilizando o AutoCAD com recursos avançados de computação gráfica. Para participar é necessário ter curso de usuário Windows ou conhecimento equivalente. Matrículas podem ser feitas pelo site senacrs.com.br/passofundo ou presencialmente no Senac Passo Fundo, localizado na avenida Sete de Setembro, 1045. Mais informações pelo telefone (54) 33134599.
Pesca esportiva I
O Sistema Fecomércio-RS/Sesc promove, a partir de novembro, o Circuito Sesc de Pesca Esportiva na região de Passo Fundo. As inscrições para participar da primeira etapa devem ser efetuadas até o final de outubro e podem ser realizadas pelas duplas de pescadores através do site sesc-rs.com.br/esporte/torneiosecompeticoes. Dividida em quatro fases, a primeira ocorrerá no dia 04 de novembro, em São José do Ouro, no Pesque e Pague Perin, a partir das 8h. A segunda etapa será em Nicolau Vergueiro, dia 16 de dezembro, com inscrições a partir de 01 de novembro. A terceira fase ocorre em Casca, dia 27 de janeiro de 2019 e inscrições a partir de 01 de dezembro. Já a final acontece em Passo Fundo, dia 24 de fevereiro de 2019.
Pesca esportiva II
Para esta etapa, não é necessário se inscrever e devem participar as 10 duplas vencedoras em cada uma das classificatórias, totalizando 30 duplas. As etapas contarão com atividades recreativas para as crianças e kit pescador, brinde exclusivo por etapa, medalha de participação, numeração de peito, repelente “Xô Mosquito” e iscas “Massas da Boa” para os participantes, além de sorteios de produtos de parceiros e patrocinadores. Cada dupla concorre à premiação em dinheiro, que soma R$ 3 mil por etapa. Também recebem medalhas ou troféus o Pescador mais jovem, Pescador mais experiente, Pescador mais rápido, 1º ao 5º lugar para as duplas que mais pescarem (por peso), Maior exemplar (peso), Pescador pé-frio, entre outros.
Educação financeira I
O Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, vinculado à Secretaria de Cidadania e Assistência Social da Prefeitura de Passo Fundo vai começar um trabalho de educação financeira com as famílias atendidas. “Futuro na Mão: dando um jeito na vida financeira” é o nome do programa que será trabalhado e sobre o qual o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) promoveu uma capacitação para os profissionais que atuam nos CRAS. O programa terá como foco especial as famílias beneficiárias do Bolsa Família. Atualmente, no Brasil, 44 milhões de pessoas recebem o benefício de transferência de renda, sendo que 90% das famílias beneficiárias têm a mulher como responsável pelo núcleo familiar, em média, formada por 3 pessoas. Dentre os beneficiários, 71% não possuem ensino fundamental e, em média, 87% do benefício são destinados a gastos com alimentação.
Educação financeira II
Considerando essa realidade, o programa de educação financeira leva em conta ainda que 61,2% das famílias brasileiras têm dívidas, 20% tem mais de 50% da renda comprometida com dívidas, 25,2% das famílias não conseguem pagar suas dívidas em dia, o que torna a educação financeira de fundamental necessidade. O programa de educação financeira Futuro na mão objetiva fornecer informações, conteúdos e ferramentas para auxiliar as mulheres na gestão do seu orçamento, para que possam tomar decisões financeiras com mais autonomia. Além de promover a reflexão sobre imprevistos financeiros, estimular a formação de reserva de dinheiro (cofrinho da família), auxiliar na organização e planejamento financeiro (agenda da família) e auxiliar no controle de dívidas (carteira da família).
Projeto colaborativo I
Para promover atividades que possibilitem uma maior aproximação das Pessoas com Deficiência Visual (PcDV) com a arquitetura, grande dependente da linguagem visual, e na intenção de tirá-los da zona passiva no qual frequentemente se encontram, foram desenvolvidos projetos colaborativos que são fruto de uma parceria entre a IMED e a Associação Passo-fundense de Cegos (APACE), desde 2013, e realizados por meio da disciplina Projeto Inclusivo. Esta disciplina é ministrada pela docente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo, doutora Andrea Quadrado Mussi. Um dos trabalhos apresentados buscou ferramentas de compreensão projetual para a elaboração de uma proposta de um ambiente interno, a sala de espera/recepção, e de um ambiente externo, o pátio de convívio, da APACE e também para elaboração de brinquedos infantis a serem colocados nos dois ambientes.
Projeto colaborativo II
De acordo com Andrea, o trabalho teve início, primeiramente, com atividades de Focus Group com os adultos no qual todos os tópicos norteadores foram discutidos e as aspirações dos usuários coletadas. “Posteriormente por meio da elaboração de maquetes táteis, em Fab Lab (Fabrication Laboratory), com representação de texturas e materiais, os usuários puderam sentir o resultado de suas escolhas bem como avaliar e dar sugestões quanto à eficácia do projeto apresentado”, aponta a professora. Andrea ressalta que para a realização das atividades com as crianças realizou-se um segundo Focus Group, com a participação de seus responsáveis, para que o briefing dos brinquedos, no intuito de oferecer o máximo de independência e aproveitamento possível, mantivesse cuidado e cautela. Os responsáveis puderam realizar recomendações importantes em momentos pontuais da atividade.