A Romaria de Nossa Senhora Aparecida chegou neste final de semana à sua 38ª edição. A festividade passo-fundense é considerada a segunda maior celebração do país em homenagem à padroeira do Brasil. Neste ano, os milhares de fieis refletiram o lema - “Aparecida, clamamos por paz” – que segue a reflexão proposta pela Campanha da Fraternidade e sugere a superação da violência através da oração, da fraternidade e da unidade.
Além do lema que orientou as celebrações, a Romaria também definiu três intenções de oração: “Para que o nosso clamor por paz nos comprometa na superação da violência, fruto de tantas injustiça em nossa sociedade”; “Para que em cada comunidade surjam novas vocações e, a exemplo de Maria, deem seu sim generoso a Deus” e, por fim, “Para que nossas comunidades eclesiais assumam as urgências pastorais do 17º Plano de Evangelização de nossa Arquidiocese”.
A proposta, segundo o padre Daniel Feltes, reitor do Santuário Nossa Senhora Aparecida, foi a de fortalecer, através do lema e das intenções, as orações em torno de Aparecida e marcar, de fato, uma reflexão em torno da paz. “Através do nosso lema, buscamos a paz. E esse nosso clamor sobe a Deus como oração através de Nossa Senhora Aparecida e Deus nos compromete também, pede a nossa colaboração para construir o mundo de fraternidade e paz que tanto desejamos”, colocou.