OPINIÃO

Teclando

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

De volta às trevas?
Os sintomas sempre indicam os males e as suas consequências. Quando pensamos que podemos ser felizes, puxam o tapete da nossa liberdade. Pelo que estou observando nos últimos dias, parece-me que o retrocesso é iminente. Será que vamos voltar às trevas? Seguiremos involuindo aos tempos das cavernas? Mal respiramos um pouco e já começou novamente a chatice do fechamento dos supermercados. Vivíamos tranquilamente, sem aquela desnecessária preocupação em saber se os mercados estariam abertos ou fechados. Depois de quase um ano sem esse tipo de aborrecimento, uma nova sequência de fechamentos aponta para o retrocesso. Em apenas 22 dias, fecharam em dois feriados. Agora até podem parecer fechamentos esporádicos, mas indicam o início de uma regressão. O patamar de ser a maior cidade do norte do estado exige uma postura condizente com essa grandeza. Os feriados, comprovadamente, têm um forte magnetismo e atraem consumidores de uma imensa região. Passo Fundo deve preservar sua tradição em recebê-los de braços e portas abertas. Vamos prosseguir evoluindo ou caminhar para trás? A abertura é desenvolvimento. Portas fechadas é decadência. Não podemos voltar ao passado.

Faltou gás
Estava preparando um risoto no maior capricho. O arroz embebido no azeite para uma rápida fritura. Mas, como não fritava, fui ajustar a chama e descobri que não havia fogo. Terminou o gás. Isso, pontualmente, às 23 horas. Liguei para uma dezena de distribuidores. Poucos atenderam e explicaram que a entrega era no máximo até às 22 horas, inclusive por questões de segurança. Lembrei que há alguns anos era possível adquirir um botijão de gás nos postos de combustíveis. Era, mas não é mais. Então o recurso foi acionar o Luciano Vieira, nosso sempre atento taxista do ponto da General Netto com a Brasil. Bastaram 10 minutos e ele chegou aqui com um botijão cheio. O diferencial de um profissional é a busca de soluções. Valeu, Luciano. O risoto ficou ótimo!

Iracélio
O segundo turno é um dos assuntos que pairam sobre o Oásis. Iracélio, o conhecido Turcão, anda meio quieto. Mas não muito. Dependendo do momento tem discurso pronto. Iracélio anda cansado com as discussões políticas e adotou um comportamento mais discreto. Agora lascou esta: “o voto é secreto, mas pode custar caro”.

Pega na mentira
Quando uma pessoa mente é classificada como mentirosa. Agora, em tempo de eleições, a mentira corre frouxa no WhatsApp. A questão é que não são mentirosos isolados e perdidos em uma rede social. Fazem parte de uma verdadeira máquina de fake news. Sim, existem células de distribuição de mentiras. O problema é que muita gente, mesmo bem esclarecida, acredita em tudo aquilo que recebe através das redes sociais. Isso merece atenção. Elaborar e distribuir mentiras são crimes. Então existem organizações criminosas. Serão investigadas e punidas?

Trilha sonora
Por muitos anos na Rádio Planalto, ouvíamos Reflexão com o Padre Paulo Augusto Farina. Ao fundo a música de Bach/Gounod com Paulinho Nogueira: Ave Maria
Use o link - https://bit.ly/2Nt72Ky

Gostou? Compartilhe