?EURoeFomentar a cultura através do livro?EUR?

teatro e música, que visam aproximar os autores do público, incentivando práticas leitoras

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Com o tema “É tempo de leitura na capital da literatura”, a 32ª edição da Feira do Livro de Passo Fundo, visa promover a troca de experiência entre autores e oferecer uma grande diversidade de livros em um único local. Faltando duas semanas para a Feira, já é possível conferir os 16 autores confirmados, cinco livrarias participantes, além dos quatro homenageados. A Feira acontece entre os dias 1º a 11 de novembro, no Bourbon Shopping, das 9h às 21h.

 

A Comissão Organizadora deste ano escolheu como patrono o publicitário e poeta Luiz Coronel. Autor de crônicas e livros de prosa, Coronel é nascido em Bagé e tem projetos baseados na tradição gaúcha. Ele também já foi patrono de eventos literários em mais de 20 municípios, incluindo Porto Alegre. A educadora emérita homenageada, é Maria Helena Bier Troglio, que ensina jovens do interior da cidade a ler e escrever, inspirada pelo prazer de ensinar. A homenagem póstuma será a Gomercindo dos Reis, que teve sua vida literária destaque a partir do ano de 1947 com a publicações de diversos livros e poesias, além de ser membro fundador da Academia Passo-fundense de Letras e do Instituto Histórico de Passo Fundo.

 

O amigo do livro, será a Escola Estadual de Ensino Fundamental Gomercindo dos Reis. Entidade que marca sua trajetória com a preocupação em promover a interação entre leitor, obra e autor. Os livros arrecadados este ano serão doados para a Escola. O desafio é ver o projeto da bibioteca evoluindo num esforço conjunto. Segundo a diretora da Escola, a Feira do Livro trouxe muitos benefícios.“Como não é muito comum indicar uma escola do estado, nós ficamos muito contentes e honrados por sermos o amigo do livro nesta edição. Inclusive, com essa homenagem, nós nos animamos para fazer a reforma da nossa biblioteca e, consequentemente, poder receber a doação dos livros. Mas além disso, o mais importante é motivar as crianças a ler e a se interessar por este mundo cheio de possibilidades”, disse.

 

Uma das novidades será a participação do Cepet Araújo, que irá realizar um trabalho sobre a violência nas escolas. Todos os anos, as crianças trazem uma nova cara para a Feira, devido ao grande interesse por este novo mundo. “O objetivo é fomentar a cultura através do livro, contribuir com a educação e mostrar, especialmente para as crianças, que existe outro mundo além dos aparelhos eletrônicos. É importante começar desde cedo a ter gosto pela leitura e ver o mundo de uma outra forma”, ressalta o presidente da Associação dos Livreiros de Passo Fundo, Leonardo Arbter. O espaço vai contar com palestras, teatro e música.


A abertura da Feira do Livro vai ter a participação da banda da Universidade de Passo Fundo (UPF), Big Band, às 19h. Para o encerramento, dia 11 de novembro, irá se apresentar o instrumentalista e escritor, Duca Leindecker, às 19h. A programação completa pode ser conferida no página do Facebook da 32ª Feira do Livro de Passo Fundo. A Feira é uma realização do Ministério da Cultura, Associação dos Livreiros de Passo Fundo, Prefeiura de Passo Fundo, com o apoio de diversas instituições.


Livrarias confirmadas
Dalzotto, Delta Livraria e Papelaria, Outras Páginas, Leax Livraria Espírita e Sebo Café.

 

Autores presentes
Luiz Coronel, Monja Isshin Havens, Nelio Tombini, Carlos Felipe de Mamam, Roberto Cruz, Carlos Heráclito Mello Neves -Kalunga, Felipe Shen, Maria Elisabeth da Silva Barbieri, Célia Diniz, Mary e Eliardo França, Rodrigo Lopes, Alexandre Brito, Marcos Rogerio Vaz Pinto, Luis Dill, Karin Fonseca Kestering, Tailor Diniz.


Criação da logo
A logo desta edição representa o imenso universo do conhecimento através das letras se movimentando livre no espaço. Os livros abertos se unem entrelaçando-se entre si, indicando assim, um mundo de possibilidades que estão disponível para todos. A cuia, marco da cultura gaúcha, lembra do passado, a história que une o ontem à atualidade. Identifica um povo, uma história, uma caminhada que impulsiona as pessoas a olharem para frente.

Gostou? Compartilhe