Argentinos conhecem a cultura gaúcha

O intercambistas acompanham a rotina dos acadêmicos, aprimoram os conhecimentos no dialeto local, além de conhecer os pontos turísticos da cidade

Por
· 2 min de leitura
Nove intercambistas argentinos estão conhecendo o municípioNove intercambistas argentinos estão conhecendo o município
Nove intercambistas argentinos estão conhecendo o município
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Uma história que começou da amizade de um empresário passo-fundense e de um argentino. Juntos, eles decidiram realizar um intercâmbio com estudantes de duas escolas conhecidas por eles. No município, a honra ficou por parte do Colégio Tiradentes da Brigada Militar, em receber alunos da Escola Puertas Del Sol, da cidade de Oncativo, Província de Córdoba, distante mais de mil quilômetros de Passo Fundo.

 

Há quatro anos, os estudantes brasileiros têm a oportunidade de visitar a cidade argentina por uma semana, e também os argentinos podem conhecer um pouco do Brasil. Durante esta semana, foi a vez dos hermanos conhecerem a cultura gaúcha.

 

O IV Intercâmbio Cultural Brasil-Argentina, como é chamado, ocorreu neste ano no período de 22 a 29 de setembro, quando 10 acadêmicos do 2º ano do Colégio Tiradentes viajaram até Oncativo para conhecer a rotina dos argentinos, a escola, os principais pontos turísticos, além de claro, colocar em prática a língua espanhola, aprimorando os conhecimentos vistos em sala de aula. Agora, foi a vez de inverter os papéis. Durante esta semana, de 14 a 19 de outubro, nove estudantes argentinos, acompanhados de seus dois professores, estão conhecendo Passo Fundo e a rotina dos amigos brasileiros.

 

Os intercambistas ficam hospedados na casa dos acadêmicos, incentivando a troca de experiência e dos laços de amizade, que se estendem, inclusive, a todos os membros da família. A acadêmica Eduarda Ferrarezi Tomazeli, de 17 anos, que teve a oportunidade de viajar em setembro para a Argetina, e agora recebe uma intercambista, conta que a troca cultural é muito gratificante. “Foi uma experiência muito fantástica, só vivendo para entender. A imersão no idioma e entender a rotina deles, como os horários da aula e de almoço, por exemplo, que aqui é muito diferente do que eles estão acostumados. Lá na Argentina, eles tem uma cultural muito forte de nos apresentar para toda a família, então agora nós estamos fazendo o máximo para retribuir o carinho que eles tiveram por nós”, disse.

 

Mas para participar do Intercâmbio Cultural, não basta apenas ter o desejo de conhecer outro país. Como a turma dos intercambistas que vieram para Passo Fundo possui apenas 18 estudantes, o processo foi mais fácil. Mas para os cerca de 90 alunos do 2º ano do Colégio Tiradentes, foi necessário realizar uma seleção. Após a inscrição, é feito um teste oral, para saber o motivo que leva o aluno a querer participar da viagem, o nível de aprendizado na língua espanhola, se tem o apoio da família e como é a rotina diária. Depois, é verificado as notas curriculares e a nota disciplinar, para então serem selecinados. Todo ano é a Escola Puertas Del Sol, que decide o número de vagas disponibilizadas, sempre para alunos do 2º ano do ensino médio.

 

Depois da seleção, os professores passam a lista com os nomes dos intercambistas para decidir quem possui disponibilidade de hospedá-los em sua casa. Com muita interação entre eles desde o momento inicial, a escolha é feita por afinidades. Cada estudante hospeda um intercambista. “O mais interessante é a amizade que a gente cria, é só uma semana em cada país, mas tem muitas famílias que conseguem se encontrar eventualmente depois. Nós criamos laços muito fortes, tanto com os intercambistas, quanto com a nossa própria turma, que por se muito numerosa, faz com que a gente se una mais para receber eles”, explica Eduarda. A cada ano, se alterna a ordem de qual escola faz o intercâmbio primeiro.

 

Nesta quinta-feira (18), os estudantes argentinos saíram para conhecer a cidade, e também comprar lembrançinhas para os amigos e familiares. Na sexta-feira (19), eles participam da cerimônia de encerramento, e à tarde irão se divertir mais um pouco, jogando Paintball, quando então se preparam para retornar ao seu país.

Gostou? Compartilhe