Senai é uma fábrica de profissionais

Uma estrutura para profissionalizar, aperfeiçoar e evoluir na indústria

Por
· 2 min de leitura
Aulas práticas em clima de fábricaAulas práticas em clima de fábrica
Aulas práticas em clima de fábrica
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

No Centro de Formação Profissional do Senai em Passo Fundo, encontramos mais do que uma simples escola. É uma complexa estrutura educacional, com espaços equipados que são verdadeiras indústrias. O gerente de operações, Leandro Pinno, explica que “o Senai foi criado há 76 anos, justamente para atender a demanda do setor industrial e as indústrias mantêm o Senai através de uma arrecadação compulsória”. É o braço educacional do sistema Fiergs com foco na formação de profissionais para o setor. Disponibiliza cursos gratuitos de aprendizagem industrial e também cursos autossustentáveis. Atualmente conta com sete turmas, com média de 25 alunos cada, além de um calendário de cursos de aperfeiçoamento.

 

Cursos gratuitos
De acordo com a necessidade e interesse das indústrias, são formadas as turmas abrangendo o Programa Jovem Aprendiz. “As empresas encaminham e, respeitando uma cota mínima, o Senai matricula nos cursos de acordo com o calendário”, informa Leandro. Esses são os cursos gratuitos, para o ensino profissionalizante de jovens dos 14 aos 24 anos, têm duração de um ano ou um ano e meio, disponibilizados nos turnos da manhã e tarde, em quatro horas diárias. As sete turmas em andamento estão distribuídas nos cursos de Assistente Administrativo, Mecânico de Usinagem, Mecânico de Manutenção Industrial, Eletricidade Industrial, Edificador Predial e de Acabamentos. Os cursos oferecem aulas teóricas e práticas específicas. Para isso a estrutura conta com sete salas de aula e cinco laboratórios equipados para oferecer as mesmas máquinas e ferramental utilizados pelas indústrias. Para participar desses cursos, obrigatoriamente os candidatos devem estar matriculados no ensino regular.

 

Evolução profissional
Para quem busca o aperfeiçoamento ou a qualificação profissional, o Senai oferece os cursos pagos. “São os cursos de evolução profissional, para quem quer melhorar, evoluir ou buscar uma recolocação no mercado. São cursos de eletricidade industrial, instalações elétricas, soldagens e, uma novidade, sistemas fotovoltaicos”, exemplifica Leandro Pinno. Os valores variam de acordo com a viabilidade e incluem material didático, instrutores e atividades práticas. A idade mínima para inscrições é de 16 ou 18 anos dependo da modalidade. Os cursos rápidos têm duração variável, de duas semanas a quatro meses. Além do aperfeiçoamento, são excelentes opções para autônomos que buscam qualificação para atuarem como prestadores de serviço. Em Passo Fundo, seis cursos já estão agendados para o primeiro semestre de 2019: soldagem (eletrodo e MAG), eletricidade industrial, eletrônica básica, instalações elétricas prediais, sistemas fotovoltaicos e controladores lógicos programáveis. Dependendo da área, podem ser acionadas as 19 unidades móveis do Senai no RS. “São escolas volantes, com salas de aula e laboratórios para prática. Em março e abril do próximo ano, estará em Passo Fundo a de panificação”, exemplificou o gerente de operações. Para conhecer todas as opções, saber das disponibilidades, garantir vaga nos próximos cursos ou realizar a pré-inscrição, é necessária uma visita à unidade de Passo Fundo.

 

Estrutura industrial
Com abrangência em 37 municípios, desde abril de 2017 o Centro de Formação Profissional do Senai em Passo Fundo está em novas instalações. É um prédio moderno, com total acessibilidade, oferecendo uma ampla estrutura para a escola que prepara profissionais. Os laboratórios oferecem máquinas, ferramentas, materiais e todos os equipamentos de proteção individual. São tornos mecânicos, vários tipos de aparelhos de solda, sistemas para montagens elétricas ou eletrônicas, instrumentos para medição, plataformas para testes e uma área para as obras da construção. Para conhecer melhor, dias 8 e 9 de novembro haverá uma excelente oportunidade. “É o Mundo Senai, que ocorre simultaneamente em todo o país, para mostrar as escolas. Depois, em abril, termos o Tchê Senai, um evento mais abrangente, uma vitrine maior”, antecipa Leandro. O foco está nas indústrias e nos industriários, mas o convite é para toda a comunidade. Vale a pena conhecer essa grande fábrica de profissionais.

Gostou? Compartilhe