OPINIÃO

Fontes em Off

Por
· 4 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Repúdio ao racismo I
Em virtude das manifestações racistas, nazistas e de cunho político pichadas em um banheiro de uma faculdade da Universidade de Passo Fundo (UPF), 21 grupos se uniram e emitiram, ontem (24), uma moção de repúdio contra o ocorrido na semana passada. Em um trecho da nota, os grupos comunicam que “estamos confiantes que estas práticas foram e seguirão sendo veementemente condenadas por toda a sociedade e também pelas autoridades acadêmicas e pelas autoridades políticas e judiciais de nossa comunidade. Esperamos que medidas de investigação sejam tomadas pelas autoridades competentes dado ser ataque contra a humanidade e que se condene expressamente esta prática. Também esperamos que medidas educativas sejam imediatamente desenvolvidas para que, pelo processo formativo, tarefa própria de instituições de ensino, se possa abrir caminhos para enfrentar com determinação tais práticas”.
Repúdio ao racismo II
Por sua vez, ainda na semana passada, a UPF desautorizou a realização de qualquer ato político no campus. “Não está autorizada, nos espaços da UPF, a realização de atos públicos de conotação político-partidária e de qualquer ação que comprometa a segurança e a convivência pacífica na Instituição”, disse em nota.

 

Sarampo I
Até o dia 22 de outubro, 2.425 casos de sarampo foram confirmados no Brasil, sendo 2 mil no Amazonas e 332 em Roraima. Os dois estados registram ainda um total de 7.674 casos em investigação. De acordo com o Ministério da Saúde, casos isolados da doença foram confirmados em São Paulo (3), no Rio de Janeiro (19), no Rio Grande do Sul (43), em Rondônia (2), em Pernambuco (4), no Pará (17), no Distrito Federal (1) e em Sergipe (4). O levantamento mostra que, até o momento, 12 mortes por sarampo foram confirmadas no país, incluindo quatro em Roraima (três estrangeiros e um brasileiro), seis no Amazonas (todos brasileiros, sendo três de Manaus, dois do município de Autazes e um do município de Manacapuru) e duas no Pará (indígenas venezuelanos).
Sarampo II
Em nota, o Ministério da Saúde informou que, de janeiro a outubro, encaminhou o quantitativo de 13,2 milhões de doses da vacina tríplice viral – que protege contra o sarampo, a caxumba e a rubéola – para os seguintes estados: Rondônia, Amazonas, Roraima, Pará, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Sergipe e o Distrito Federal. O objetivo, segundo o ministério, é atender à demanda dos serviços de rotina e a realização de ações de bloqueio, intensificação e campanha de vacinação para prevenção de novos casos da doença.


Abono salarial
Ainda restam R$ 1,36 bilhão do Abono Salarial ano-base 2016 disponíveis para 1,85 milhão de trabalhadores brasileiros – o que corresponde a 7,56% do total de pessoas com direito ao recurso (veja tabela abaixo). Os beneficiários têm até 28 de dezembro para procurar uma agência bancária e sacar o dinheiro. Inicialmente, o prazo limite era 29 de junho, mas foi prorrogado após resolução do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat).Tem direito ao abono salarial ano-base 2016 quem estava inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos, trabalhou formalmente por pelo menos 30 dias em 2016, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos, e teve seus dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).


Leitura
Como forma de incentivar ainda mais a leitura, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Romana Gobbi promove esta semana a 2ª Feira do Livro. O evento foi realizado pela primeira vez no ano passado e foi um sucesso entre os alunos e comunidade escolar. Por conta disso, a direção e professores tiveram a ideia de repetir a feira. Tal como ano passado, a Feira do livro terá apresentações artísticas, venda de livros, promoção de sebo e exposição de trabalhos. Haverá ainda música ao vivo, cantinho da leitura e ambientes interativos. A 2ª Feira do Livro da Escola Municipal de Ensino Fundamental Romana Gobbi acontece nesta sexta-feira, dia 26 de outubro, das 9h às 11h, nas dependências da escola.

Farmácia Central
A Secretaria Municipal de Saúde informa que a Farmácia Central estará fechada nesta sexta-feira (26), em função da troca de sistemas de informática. O atendimento seguirá normalmente nos CAIS e em outras unidades de saúde que possuem farmácia. Na segunda-feira (29), a Farmácia Central retoma o atendimento ao público.


Curso para ciclistas
O Detran-RS, por meio da Escola Pública de Transito, está com inscrições abertas para o curso gratuito de Educação para Ciclistas (semitutorado e na modalidade EAD). Voltado aos novos usuários da bicicleta nas vias públicas, o curso é também procurado por educadores e outros profissionais com perfil multiplicador do conhecimento. A carga horária é de 24h, com dedicação de seis horas semanais durante quatro semanas. História da bicicleta,  normas de circulação do ciclista e sua relação com motoristas e pedestres, equipamentos de segurança, estacionamento de bicicletas, integração com transporte coletivo e compartilhamento de bicicletas são alguns dos tópicos desenvolvidos na programação do curso. O curso oferece certificação. As inscrições podem ser feitas pelo site http://www.educacao.detran.rs.gov.br.

 

SerTão
De 22 a 23 de outubro, o Campus Sertão do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) realizou o 3º SerTão Aplicado, evento que reúne a VIII Mostra de Iniciação Científica, Tecnológica e de Inovação, a VII Mostra de Extensão e a III Mostra de Ensino. O 3º SerTão Aplicado tornou-se um importante evento anual, já consolidado na comunidade acadêmica para divulgação das atividades desenvolvidas em projetos de ensino, projetos de pesquisa, e ações de extensão do Campus. Nesta edição foram inscritos 112 trabalhos nas sessões de comunicação, sendo 30 de ensino, 52 de pesquisa e 30 de extensão. Também foram oferecidos sete minicursos.


Ataque ao STF
A Polícia Federal (PF) instaurou inquérito para investigar um vídeo no YouTube no qual o coronel da reserva do Exército Carlos Alves refere-se à presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, como “salafrária e corrupta”, além de criticar e fazer ameaças a outros ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). A abertura do inquérito foi confirmada pelo ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, ontem. Além da investigação sobre o coronel, foram abertos mais três inquéritos para apurar ameaças a Rosa Weber.


Enem
Cerca de 2,1 milhões de estudantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ainda não sabem onde farão as provas, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O exame será nos dias 4 e 11 de novembro. A recomendação é que os estudantes consultem o local de prova o quanto antes e façam, com antecedência, o trajeto até o local.

Gostou? Compartilhe