O final de semana foi de intensa movimentação na Feira do Livro de Passo Fundo. No sábado, a chuva foi insistente, mas no domingo, o sol voltou a brilhar. Mesmo com as mudanças do tempo, o público presente pode prestigiar os diversos eventos programados. Entre apresentações, palestras dos autores convidados e os lançamentos dos autores regionais, festa literária registrou público superior a 3 mil pessoas, apenas no sábado.
A Monja Isshin (Kathy Havens), Zen Budista que é especialista em Psicanálise Humanista, conversou, no sábado, sobre a importância em manter o foco e diminuir o estresse na vida diária. “Este ano vivemos um momento muito tenso no Brasil, as eleições abriram espaço para brigas e inseguranças, fazendo com que as pessoas esquecem de tentar manter a calma e o equilíbrio. É importante respirar e tentar se controlar, se cada um fizesse essa atividade diariamente notaria a diferença em duas semanas”, pontuou ela.
Entre as atividades ocorreu proclamação de poemas em homenagem ao patrono da Feira do Livro, Luiz Coronel. Julia Borges do CTG Tropel de Caudilhos, Barbara Vieira do DTJ do Clube Recreativo Juvenil, Ana Clara do CTG Lalau Miranda e Fernanda Lago CTG Moacir da Motta Fortes encantaram o público visitante. Ainda, ocorreu apresentações de grupos de danças da Escola Menino Jesus Notre Dame, além do grupo de danças folclóricas da UPF e show musical com Léo Grazz.
Conforme descreveu a vice-presidente da Associação dos Livreiros de Passo Fundo (ALPF), Carmen Maria Dalzotto, a Feira do Livro foi preenchida por crianças, pais, adultos e público em geral. “Ainda tivemos a oportunidade de propiciar aos autores regionais Fernando Miranda e Gizele Zanotto com a obra ‘A morte não é o fim: culturas e identidades no Cemitério’, Thereza de Lurdes Azeredo de Chaves com a obra ‘A verdade de Deus e a violação da aliança eterna’ e João Carlos Tedesco e Alex Antonio com a obra “De Bangladesh ao Sul do Brasil’”, apontou Carmen.
Ainda no sábado, o psiquiatra e psicoterapeuta, Nelio Tombini que é membro do corpo clínico da Santa Casa de Porto Alegre, falou ao lado do psiquiatra passo-fundense Jorge Alberto Salton sobre sua obra "A Arte de Ser Infeliz - desarmando armadilhas emocionais".
A 32ª Feira do Livro de Passo Fundo é uma promoção da Associação dos Livros de Passo Fundo, Ministério da Cultura e Prefeitura Municipal de Passo Fundo. O evento funciona, das 9h às 21h e vai até o dia 11 de novembro. Saiba mais sobre evento e a programação completa na página oficial do facebook.