Comércio contrata mais e prevê crescer 10% nas vendas

As vagas temporárias podem se tornar efetivas, se o desempenho do comércio se confirmar

Por
· 3 min de leitura
CDL espera um crescimento de 10% nas vendasCDL espera um crescimento de 10% nas vendas
CDL espera um crescimento de 10% nas vendas
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

No final de ano, tradicionalmente, é o período em que o comércio realiza a contratação de reforços para as equipes a fim de atender o aumento da demanda do Natal. As vagas, em sua maioria temporárias, também podem significar a possibilidade de efetivação ao final do período. Até o momento em Passo Fundo, foram registradas cerca de 300 contratações temporárias no comércio e varejo.


O presidente do Sindilojas, Jefferson Kura, acredita que ao contrário de 2017 em que houve poucas contratações, neste ano o número de vagas temporárias deve ser maior. “O município sempre registrou índices positivos em relação a oferta de empregos, inclusive em relação a outras cidades do estado. Agora, com dois novos empreendimentos, o Passo Fundo Shopping e a Havan, é outro motivo para o crescimentos das vagas e das vendas no comércio”, salienta. Cada empresa é responsável pela divulgação das vagas, seleção e contratação.

 

Além disso, Kura destaca que esta é uma oportunidade de uma vaga temporária ser transformada em um contrato de trabalho permanente, por isto é o momento de se posicionar diante da contratação. “Quem for contratado nesta época, exclusivamente para o comércio do final ano, deve ficar atento, porque esse tempo que normalmente é de cerca de três messes, pode se tornar um emprego definitivo. É muito importante dar valor e demostrar empenho no trabalho”, explica. As funções que mais empregam nesta época são as de vendedores, ajudantes, balconistas, recepcionistas, cabeleireiros, estoquistas e caixas.

 

Vendas
Ao contrário de dezembro de 2017, em que as vendas cresceram apenas 3%, a expectativa é que o comércio em geral esteja mais movimentado este ano, principalmente em decorrência dos novos empreendimentos que o município recebe.

 

A presidente da Câmara de Dirigentes Logistas (CDL) de Passo Fundo, Carina Sobiesiak, ressalta que os saldos de venda devem ser positivos. “Nós estamos muito otimistas e acreditamos que as vendas para este final de ano cresçam cerca de 10%, comparado às vendas do ano passado”, disse.

 

Os itens mais buscados nesta época do ano são peças de vestuário e calçados, seguido pelos eletrônicos e perfumaria. O valor médio das compras varia de acordo com o produto e disponibilidade de cada um , mas viram em torno de de R$150,00.

 

Na hora da compra qualquer desconto atrai e ajuda os consumidores. A maioria dos logistas já estão colocando alguns produtos em promoção para ter um atrativo a mais em sua loja e impulsar as vendas, por isso aconselha-se a população a antecipar suas compras, pois sempre existe a possibiliadade de não encontrar o artigo desejado.

 

Estado
Os meses de outubro e novembro devem trazer um alento para os indicadores de emprego no varejo gaúcho. A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS) prevê a geração de aproximadamente 15 mil vagas temporárias de trabalho para o setor, tendo em vista a data mais importante para o comércio, o Natal.

 

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS), Vitor Augusto Koch, destaca que o período de setembro e novembro é o mais dinâmico em matéria de criação de novos empregos, uma vez que os empresários ganham a oportunidade de ampliar as vendas e necessitam reforçar suas equipes. Para os trabalhadores, por sua vez, o período representa a chance de voltar ao mercado de trabalho.

 

A expectativa da FCDL-RS é que em novembro cidades como Porto Alegre, Pelotas, Caxias do Sul, Rio Grande, Passo Fundo, Santa Maria e Capão da Canoa sejam as principais responsáveis pelo surgimento de vagas temporárias no varejo gaúcho. Já em dezembro e janeiro caberá aos municípios litorâneos, como Tramandaí, Torres, Xangri-lá e Rio Grande, fomentarem as contratações sazonais.

 

Dicas
Para quem pretende se candidatar às vagas temporárias, a recomendação é que apresente um currículo enxuto, priorizando a escolaridade e as experiências profissionais mais relevantes para a vaga. Ter desenvoltura para lidar com o público e dedicação são essenciais. Também é importante a seriedade para quem vai encarar o trabalho temporário pois pode vir a ser uma porta de entrada para permanecer na empresa.

Gostou? Compartilhe